Tags

Governador Wilson Witzel inaugura unidade de trauma do Azevedo Lima

18 de outubro de 2019

Unidadeadota modelo americano para atendimento ao paciente politraumatizado

Por Olenka Lasevitch

Anova unidade de trauma do Azevedo Lima foi inaugurada na quinta-feira, dia 10, coma presença do Governador Wilson Witzel e do Secretário de Estado de Saúde,Edmar Santos, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, houve umasimulação de atendimento para as autoridades presentes, descerramento da placae discurso do Governador e do Secretário de Saúde.

Aunidade passa a adotar modelo semelhante ao utilizado em modernos centros detrauma americanos, integrando todo o sistema de atendimento. A partir de agora,sempre que uma vítima de trauma grave for trazida para o Azevedo Lima haverácontato prévio entre a equipe de resgate e a equipe de plantonistas da unidadepara troca de informações referentes às condições do paciente, que terá oatendimento preparado antes mesmo de sua chegada. Desta forma, a prestação dosocorro será ainda mais eficaz, aumentando a chance de sobrevivência ou de umavida futura sem sequelas.

Segundoo Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, durante o discurso dainauguração, a equipe do hospital que está fazendo um excelente trabalho. “Estainauguração representa a entrega para o cidadão de uma saúde de qualidade e umatendimento adequado de padrões internacionais”, afirmou.

Paraa implementação do novo modelo, toda a equipe assistencial de trauma do AzevedoLima recebeu treinamento teórico e prático. Também foram realizadasapresentações do modelo para equipes de resgate e de hospitais que transferempacientes com frequência para o Azevedo Lima. A nova unidade de trauma contacom sete leitos para atendimento, um leito de contingência e outros dois para otrauma infantil.

Durantea inauguração, o Governador Witzel parabenizou as equipes profissionais dohospital e ressaltou o exemplo de dedicação do diretor-presidente do ISG,Dr.André Guanaes. “O ISG está há cinco anos à frente da administração dohospital, em modelo de gestão participativa adotada no Brasil inteiro e oresultado tem sido o melhor possível”. O Governador relatou que visitourecentemente hospitais nos Estados Unidos e assegurou que “o que estamos vendoaqui hoje, não apenas em equipamentos, mas em operação e capacitação técnicados profissionais, não deixa a desejar a nenhum hospital daquele país. O queestá sendo entregue hoje é o exemplo do que nós vamos fazer no estado todo.”

O diretor técnico doHospital, Dr. Rogério Casemiro, ressaltou que este modelo já foi implantado emoutras duas unidades estaduais e a equipe que participou destas experiências éa mesma que está no Azevedo Lima hoje: “Isso facilita bastante para que oimpacto positivo seja imediato para os pacientes e familiares”.

“Trata-se de umaconquista para a população, estamos oferecendo um atendimento ainda melhor emais ágil para vítimas de trauma”, ressalta Claudia Soares, diretora executivado Hospital.

Dr. André Guanaes,diretor-presidente do ISG, finaliza lembrando que “o reconhecimento do nossotrabalho demonstrado claramente pelos governantes que estiveram aqui hojesignifica muito não só para o Azevedo Lima, mas para todo o ISG, e o resultadotem sido de melhoria e eficiência crescente, prestando assistência digna ehumanizada que nossa gente precisa e merece.”

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte