Tags

Heal: 1º lugar em redução de infecção hospitalar entre 120 hospitais públicos de todo o Brasil

17 de janeiro de 2019

Por Olenka Lasevitch

O Hospital Estadual AzevedoLima, unidade gerida pelo ISG no Rio de Janeiro, ficou em primeiro lugar naredução dos índices de infecção hospitalar entre 120 unidades hospitalarespúblicas de todo o Brasil. O hospital é o único público de Niterói a participardo Proadi-SUS, programa criado pelo Ministério da Saúde para discutir asegurança do paciente em unidades de terapia intensiva.

A meta das unidades quefazem parte do Proadi-SUS é reduzir em 50% a incidência de infecções relacionadas à assistência no período entre2017 e 2020. O Azevedo Lima alcançou e ultrapassou a meta em apenas oito meses.

 No período entre dezembro/2017 e agosto/2018,o hospital reduziu a incidência de infecção sanguínea por uso de cateter venosode 5% para 1,5% e reduziu a zero em alguns setores da terapia intensiva astaxas de infecção urinária por uso de sonda e de pneumonia por uso deventilação mecânica. Isso significa, na prática, que o paciente permanece menostempo internado e o hospital pode oferecer leitos para a população com maiorfrequência. Significa também melhoria na assistência, redução na mortalidade eeconomia de recursos para o estado.

O Proadi-SUS tem a tutela decinco hospitais de referência em qualidade assistencial no Brasil: SírioLibanês, Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração eMoinhos de Vento. Juntos, estes hospitais apoiam e monitoram os programas deaprimoramento da qualidade assistencial em cerca de 120 UTIs de hospitaispúblicos nas esferas municipal, estadual e federal em todo o país, por meio deeventos chamados “Sessões de Aprendizagem”.

Mesmo os números iniciaisestando próximos das taxas previstas pelas organizações de saúde, o hospitalchegou a níveis mínimos de infecção, o que o torna referência para outroshospitais públicos do país.

Para alcançar os resultadosem tempo recorde, o Azevedo Lima implementou nas unidades de tratamentointensivo ferramentas de melhoria e controle e processos, atividades especiaiscomo o Round com a Família, que permite aos familiares dos pacientes internadosem CTI participarem das decisões médicas relacionadas ao seu familiar, além dacriação do grupo de funcionários guardiões dos processos, que atuam em todos osplantões e foram essenciais para os resultados obtidos.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito