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Heal: Como ficar melhor?

21 de março de 2018

Por Olenka Lasevitch e Raphael Silva

 Atitudes pessoais e profissionaissão capazes de mudar tudo, para o bem ou não! Elas não dependem do momento peloqual atravessa um país, um estado ou mesmo uma organização. Instituições sãofeitas de pessoas e pessoas se constituem, também, de atitudes. Esta semana oboletim Acontece entrevistou colaboradores do Azevedo Lima para saber como elesavaliam a importância do seu trabalho e das suas atitudes para que fique tudomelhor.

Viviane Considera – Enfermeira da Maternidade

MOTIVAÇÃO

‘‘Motivar pessoas e despertar omelhor delas. Essa é a principal atribuição de líderes de equipes. Motivadas,as pessoas se sentem mais valorizadas e compreendem melhor o seu papelfundamental no processo do cuidado-saúde-doença. Não é apenas o cuidado patológicoque precisamos oferecer, mas também o cuidado humanizado. É preciso estarmosunidos sempre orientando, liderando, absorvendo. Ou seja, zelando por umaequipe mais coesa. No fim quem ganha é o próprio paciente.’’

Gabriele Azevedo de Siqueira – Gestão de Pessoas

ZELO PELO COLABORADOR

‘‘A forma como a área de Gestãode Pessoas acolhe e resolve as pendências dos colaboradores pode contribuirpara que eles fiquem mais satisfeitos e trabalhem melhor. Nosso papel também ébuscar os melhores talentos para atuarem aqui. Ou seja, é um trabalhofundamental no zelo pelo colaborador, desde o momento em que ele chega até omomento do seu desligamento.’’

Ana Paula Teles – Qualidade

PRÓ-ATIVIDADE E BOM HUMOR…

‘‘No setor de Qualidade nósconsolidamos as informações assistenciais e administrativas do hospitalinteiro. Bem analisadas, estas informações são fundamentais para uma boagestão. Tento ser sempre atenciosa e pró-ativa. São os pequenos detalhes quecolaboram com o rendimento do fluxo de trabalho. Acredito que um sorriso norosto melhora o dia de muita gente. O bom clima organizacional também dependede nós.’’ 

João Alfredo J.Moraes – Ouvidoria.

ACOLHA E ESCUTA

‘Na Ouvidoria nós colhemos asdemandas dos pacientes e as lançamos no sistema da Secretaria Estadual deSaúde. Com isso, tanto a SES quanto a diretoria do hospital tomam conhecimentodo que acontece com o paciente. Assim podem tomar providências e melhorar osfluxos para todos. Além disso, quando é acolhido e escutado, o paciente ficamais tranquilo e confiante de que a sua demanda está sendo de fato recebida.’’

Kelly Carvalho – Compras

EM PROL DO PACIENTE…

‘‘O trabalho que eu desenvolvoaqui inclui a montagem das pastas de compras. Este processo ajuda a agilizar ofluxo de aquisição de materiais e medicamentos para o hospital, que sãofundamentais para a assistência aos pacientes e para a própria funcionalidadedo hospital. Entendo que meu trabalho faz toda diferença na unidade, afinal,sem ele os processos de compras não se completariam. Por isso o desempenho damelhor maneira que posso. Assim, acredito poder agilizar o processo para que ospacientes possam receber seus tratamentos o mais rápido possível.’’

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