Tags

HEAL e HDT ficam entre os primeiros hospitais públicos do país na redução de índices de infecção hospitalar

30 de agosto de 2019

PorOlenka Lasevitch e Igor Guimarães

No mês de agosto completaram-se os primeiros 18 meses dacriação do programa Proadi-SUS, do Ministério da Saúde, com a participação de120 hospitais públicos de 25 estados. O programa visa a redução dos níveis deinfecção hospitalar em CTI, que é a quarta maior causa de morte no mundo,segundo dados da OMS.

 

O ISG faz parte do projeto por meio do Hospital EstadualAzevedo Lima, em Niterói, e do Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia. Oprograma será encerrado em outubro de 2020, com a meta de redução de 50% namédia de infecção dos hospitais participantes. A meta parcial, no entanto,referente aos 18 primeiros meses, foi ultrapassada chegando a uma média de33,4%, quando o previsto era de 30%.

 

O Azevedo Lima ficou bem acima, com 67,46% de redução nastaxas de infecção de corrente sanguínea, 49,16% nas infecções relacionadas àsonda vesical e 48,75% nas taxas de pneumonia associada à ventilação mecânicaem CTI. Segundo o Coordenador Médico da UTI do Azevedo Lima, Dr. FelipeRibeiro, “o hospital chegou a níveis que o tornam referência para outroshospitais públicos do país”. Para a Infectologista do CCIH, Dra. Thais Vieira,“além das reduções e dos ganhos para os pacientes, que foram fundamentais, aparticipação no projeto tem sido uma motivação a mais para toda a equipe”.

 

Já o HDT conseguiureduzir em mais de mais de 50% a incidência de pneumonia relacionada à ventilaçãomecânica As taxas de infecção primária de corrente sanguínea e infecçãorelacionada a cateter de demora foram zeradas desde setembro de 2018. Acoordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, Patrícia Lisboa, reforçou arelevância do projeto para o combate às infecções: “o projeto tem duração detrês anos e na metade do tempo o HDT já conseguiu zerar, em alguns casos, osníveis de infecção após aderir à proposta”. 

 

Durante o evento promovido peloHospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para anúncio dos números nosprimeiros 18 meses, foram apresentados estudos demonstrando que a reduçãoobtida até agora nos 120 hospitais pode significar mais de 2.800 infecçõesevitadas e 978 vidas salvas, além de uma economia de R$ 149 milhões para oshospitais públicos. Significa, também, que o paciente permanece menos tempointernado e o hospital pode oferecer leitos para a população com maiorfrequência. Em outras palavras: melhoria na assistência, redução na mortalidadee economia de recursos para o estado.

O Proadi-SUS conta com a tutela de cinco hospitais dereferência em qualidade assistencial no Brasil: Sírio Libanês, Albert Einstein,Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração e Moinhos de Vento.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito