Tags

Heal fecha Novembro Azul com palestra: “Toque Nesse Assunto”

30 de novembro de 2017

Foi realizada nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, a palestra “Toque Nesse Assunto”, noauditório do Hospital Estadual Azevedo Lima, abordando o tema do câncer depróstata, em referência ao Mês Azul, celebrado todo novembro como o Mês Mundialde Combate ao Câncer de Próstata. A palestrante Márcia Peixoto, especialista emOncologista e Coordenadora do Núcleo do Ensino e Pesquisa (NEP) daUnidade, debateu de uma forma descontraída assuntos como o que é a doença, como ela se desenvolve, ostipos de exames, o preconceito sobre o toque, entre outros. O bate-papocontou com a participação do público, na sua maioria homens, que puderam tirar suas dúvidas. Na plateia também estava o coordenador da Maternidade do Azevedo Lima,  Dr. Carlos Malvone, que deu importantes dicas e contribuiu para o enriquecimento da palestra. 

Quais são os fatores de risco?

A idade é o fator de risco número1. A chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Eentre os homens negros a incidência da doença é maior. Mas há outros fatores quepodem aumentar o risco desta doença. Entre os principais estão o histórico da doença na família (em um parentede primeiro grau), sobrepesoou obesidade  e alcoolismo.

Então, o que pode ser feito para prevenir o câncer de próstata?  

É importante manter umadieta saudável, evitar o excesso de peso e praticar exercícios físicos comfrequência. Isso pode reduzir significativamente as chances de desenvolver adoença.

 

Quando ecom que frequência devo realizar exames?  

Homens com mais de40 anos devem realizar um check-up a cada ano. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito