Tags

Hospital Estadual Azevedo Lima dá as boas-vindas a estagiários de medicina com programação 2020 renovada

8 de outubro de 2020

Por Olenka Lasevitch

O Azevedo Lima recebe nas próximas semanas uma turma de cerca de 20 estagiários de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os estudantes ficarão alocados nos setores de Emergência, Unidade de terapia Intensiva Adulto e Complexo materno-infantil.
Apesar do estágio já ser uma tradição no Hospital, em 2019 ele sofreu uma reformulação com base na resolução SES nº1.859, de 24 de maio de 2019, que regulamenta a utilização das unidades de saúde estaduais como campos de prática. Segundo o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Azevedo Lima, Eduardo Aguiar, ‘sendo o Azevedo um deste campos de estágio, o NEP já vem se estruturando com novas abordagens da educação para receber os acadêmicos, seguindo todas as orientações da SES, em concordância com o Ministério da Educação e  dando prosseguimento às solicitações de campo de prática’.
Ao final do estágio os estudantes deverão apresentar um produto final, que pode ser um estudo de caso, relatórios, novas ferramentas e uma avaliação do campo de prática. Este produto será de grande valor para a gestão de qualidade dos serviços prestados.
‘A partir de agora teremos novas atividades com educação compartilhada entre os acadêmicos, professores e profissionais do Hospital. Para o acompanhamento dos alunos teremos a presença de um professor/ supervisor da UFF e um preceptor do Azevedo Lima, além do próprio NEP. Muitos médicos que hoje atuam no Azevedo Lima já tiveram sua iniciação à prática como estagiários. A mesma filosofia que temos internamente será aplicada também aos estudantes’, explica Eduardo Aguiar.
‘O HEAL, por não ser um hospital universitário, possibilitará ao estudante vivenciar os casos cotidianos e assim terá a oportunidade de sedimentar ao seu aprendizado a tão necessária formação médica’, finaliza o diretor técnico, Dr. Rogério Casemiro.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte