Tags

Hospital Estadual Azevedo Lima recebe a primeira doação de órgãos de 2018

7 de fevereiro de 2018

O Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, recebeu nasemana passada, a primeira doação de órgãos deste ano. O procedimento foirealizado já sob as novas normas regidas pelo Ministério da Saúde e peloConselho Federal de Medicina para diagnóstico e protocolo de morte encefálica.Os primeiros órgãos doados foram fígado, rins e córneas.

 As mudanças na normapermitirão maior agilidade no processo de captação, reduzindo o tempo de fechamentodo protocolo e aumentando a chance de sucesso na operação. Uma das principaismedidas será a eliminação da obrigatoriedade de um neurocirurgião para avaliaros casos de morte encefálica, que poderá ser feita também por um intensivista,por profissionais médicos com experiência superior a cinco anos naidentificação de morte encefálica ou por profissionais com treinamento para oprocedimento, segundo o especificado na nova norma. A capacitação para osprofissionais de saúde está sendo desenvolvida pelo Programa Estadual deTransplantes (PET).

O Azevedo Lima ficou entre os primeiros colocados do PET emcaptação de órgãos no ano de 2016. Para o Coordenador da ComissãoIntra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) dohospital, Enfermeiro Maximiniano Martins, “o mais importante de todo oprocedimento é a necessidade do acolhimento familiar por toda equipeassistencial do paciente. Em breve vamos retomar os processos internos doprograma de coração-parado, objetivando a maior captação de córneas”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito