Tags

Maternidade do Azevedo Lima: 38 anos de atendimento à população

11 de abril de 2018

12 deabril, dia do Médico Obstetra

Por OlenkaLasevitch e Raphael Silva

Obstetra é aquele profissional damedicina que acompanha uma mulher durante o período de gestação, parto epós-parto. Segundo o Coordenador Médico da Maternidade do Hospital EstadualAzevedo Lima (HEAL), em Niterói, Dr. Carlos Malvone, “é uma especialidade com muitaspeculiaridades. Tem que gostar muito do que faz”. Em homenagem a esteprofissional, cuja data se comemora em 12 de abril, trazemos uma matéria sobre a Maternidade do HEAL, responsável hoje por cerca de 40%dos procedimentos médicos realizados no hospital.

A Maternidade começou a funcionarno Azevedo Lima na década de 1980, logo após a transformação da unidade emhospital geral. “Naquela época havia um déficit de maternidades públicas naregião”, conta Dr. Malvone, que trabalha no setor desde a sua criação. Inicialmenteeram feitos entre 30 e 40 partos mensais e o perfil do setor era de baixorisco. Bem diferente de hoje, quando são realizados cerca de 350 partosmensais, além dos procedimentos de alta complexidade, como curetagem etratamentos de prenhez tubária, além de internação e acompanhamento de mulheresem gravidez de alto risco.

No início da década de 2000,foram implantados os alojamentos conjuntos, quando os bebês passaram a ficarjunto com as mamães. Consequentemente houve a finalização do berçário, dandoassim espaço à criação da UTI Neonatal, mudando o perfil da Maternidade doAzevedo Lima, que consolidou sua importância na Região Metropolitana II, tantoquanto maternidade como também pelo foco no alto risco.

Atualmente, a Maternidade que éde “portas abertas” à população, dispõe de Enfermaria de Alto Risco, AlojamentoConjunto, Centro Obstétrico com duas salas de pré-parto, duas salas de cirurgiae uma sala de parto vaginal. Do total de números de partos mensais, cerca de40% são cesáreas. E, assim como nas unidades públicas em geral, não sãorealizadas cesarianas eletivas, ou seja, o procedimento só é realizado porindicação médica precisa.

Para o atendimento às pacientes,o setor dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do serviçopsicossocial, fonoaudiólogos, enfermeiros e médicos plantonistas e de rotina.“Nossa equipe segue os protocolos do Ministério da Saúde nos atendimentos tantode alta quanto de baixa complexidade. São protocolos científicos que objetivamunificar e qualificar as condutas e rotinas”, explica Dr. Malvone.

A Maternidade disponibiliza aDeclaração de Nascido Vivo (DNV), que é emitida pelo próprio setor, além depossuir um cartório e posto do Detran para auxiliar as famílias na documentaçãodas crianças, como a Certidão de Nascimento e até a carteira de identidade dacriança. Dr. Malvone lembra que a equipe está preparada também para osprocedimentos de interrupção de gravidez previstos na legislação: casos deestupro, risco de vida materno e anencefalia.

“O Azevedo Lima dispõe de umaequipe de médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos de alto padrão ecomprometimento na Maternidade . É uma grande equipe!”, finaliza.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito