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No HEAL: Segurança do Paciente em pauta

11 de janeiro de 2018

Por Olenka Lasevitch

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade gerida pelo ISG em Niterói, passou a ser composto por nove colaboradores, entre enfermeiros, médicos,farmacêuticos, fisioterapeutas e biomédicos de setores como Unidade deInternação, SESMT, Gerenciamento de Resíduos, CCIH e Qualidade. O objetivo doNúcleo, que se reúne semanalmente, é discutir e apoiar iniciativas com foco nasegurança do paciente, baseadas em metas internacionais estabelecidas pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS), como identificação correta do paciente; comunicaçãoefetiva; maior segurança dos medicamentos de alta-vigilância; redução do riscode infecções associadas aos cuidados; redução no risco de lesões decorrente dequedas e procedimentos corretos em casos de cirurgias.

Uma das principais atividades do NSP é o recebimento,classificação e encaminhamento das notificações referentes a fatos que possamcomprometer a segurança do paciente, os chamados eventos adversos, que são umdos maiores desafios para o aprimoramento da qualidade na área da saúde. Poreventos adversos entende-se fatos que na maioria das vezes podem serprevenidos, evitando danos aos pacientes, como uso equivocado de medicamentos, falha em equipamentos, falha na comunicaçãoentre equipes e quedas, entre outros. A notificação dos eventos adversos podeser feita por qualquer colaborador do hospital. A novidade, é que a partir deagora ela pode ser feita eletronicamente. Um ícone intitulado “Epimed Monitorde Segurança do Paciente” já está disponível na área de trabalho de todos oscomputadores do Azevedo Lima. Ainda esta semana será oferecida uma capacitaçãopara uso da ferramenta. Todos os colaboradores poderão participar.

Para a Enfermeira Márcia Peixoto, do Gerenciamento deResíduos, componente do NSP, “a notificação do erro de uma pessoa pode evitarque outras cometam o mesmo equívoco, pois errar é humano. O que buscamos com asnotificações são ações educativas e não punitivas. Por isso ninguém deve termedo de notificar”.

“Notificar incidentes é um compromisso com o paciente, com osprofissionais de saúde e com a instituição. É uma atitude importante para quefalhas possam ser identificadas e corrigidas”, finaliza a Coordenadora deQualidade, Deborah Ferreira, que também faz parte do NSP.

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