Tags

Nova lei estadual garante acompanhamento psicológico a pacientes com câncer

13 de março de 2018

Por Olenka Lasevitch

A equipe de psicologia do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, já está estruturada para atendimento à Lei estadual7.863, publicada em janeiro de 2018, que prevê o acompanhamento psicológico dospacientes com câncer nas unidades de saúde pública estaduais e também nasunidades privadas conveniadas ao SUS no Rio de Janeiro. A nova lei também buscagarantir que todo paciente que der entrada na unidade estadual, ao ter a doençaidentificada, seja encaminhado para a unidade de saúde pública mais próxima desua residência, para o tratamento médico.

Segundo a Coordenadora do ServiçoPsicossocial do Azevedo Lima, Daiana Portela, estes pacientes sempre tiveramacompanhamento psicológico no hospital, mas mediante solicitação do médico oudo próprio paciente. A partir de agora, tão logo a enfermidade seja identificada,o Serviço de Psicologia deve ser acionado para que estes pacientes tenhamgarantido o acompanhamento psicológico durante todo o período de internação.“Para isso, estamos construindo um fluxo de atendimento capaz de garantir oacionamento da equipe de psicologia imediatamente. O fluxo inclui treinamentodas equipes para que o direito do paciente seja garantido”, finaliza DaianaPortela.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito