Nova Unidade de Trauma do Azevedo Lima registra quase 40% de aumento no número de atendimentos

14 de novembro de 2019
Novaunidade foi inaugurada há um mês e adota modelo americano para atendimento apacientes politraumatizados
PorOlenka Lasevitch
Após um mês de inauguração,a nova Unidade Integrada de Trauma do Hospital Estadual Azevedo Lima jáapresenta crescimento no atendimento a pacientes vítimas de acidentestraumáticos, como colisão, quedas, agressão, perfuração por arma de fogo eatropelamentos, entre outros. No período entre 10 de outubro, quando a unidadefoi inaugurada, e 10 de novembro, foram registrados 599 atendimentos, contra429 no mês anterior, o que representou um crescimento de 39,6%. Em relação aomesmo período do ano passado, quando o número de atendimentos em trauma foi de482 pacientes, o aumento foi de 24,27%.
Segundo o diretor técnico dohospital, Dr.Rogério Casemiro, o crescimento no número de atendimentos já eraesperado, visto que o novo modelo oferecido, já implantado em outras duasunidades estaduais, agiliza ainda mais o atendimento a vítimas de trauma, comimpacto positivo e imediato para os pacientes e familiares. “Além da maioragilidade na resolução dos atendimentos, já temos crescimento nos relatos desatisfação dos pacientes e das equipes de atendimento. O contato prévio dasequipes de resgate que trazem o paciente para o Azevedo Lima também temfacilitado, e muito, na organização da assistência”.
Referência em trauma nomunicípio de Niterói, o Azevedo Lima passou a oferecer um novo modelo deatendimento aos pacientes politraumatizados, semelhante ao utilizado emmodernos centros de trauma dos Estados Unidos, que inclui a integração de todoo sistema de atendimento, desde o momento do resgate do paciente no local ondeocorreu o evento até o seu atendimento no hospital. Um contato prévio entre asequipes de resgate e as equipes médicas do Azevedo Lima é feito para troca deinformações sobre as condições do paciente acidentado e, com base nelas, apreparação para o recebimento da vítima é feita antes mesmo da sua chegada aohospital.
Para a implementação destenovo modelo, toda a equipe assistencial de trauma do Azevedo Lima recebeutreinamentos específicos teóricos e práticos.
Com a nova Unidade Integradade Trauma, o hospital passou a contar com dois eixos distintos de linha decuidado: um exclusivo para trauma e outro para pacientes clínicos, de forma apermitir maior foco da equipe nos diferentes tipos de atendimento. O AzevedoLima dispõe de sete leitos exclusivos para o atendimento aos pacientes comtrauma, além de cinco leitos para os casos clínicos e dois para o traumainfantil.
Depoimentosde pacientes:
“Fuiatropelado por uma bicicleta e levado ao Azevedo Lima pelo Corpo de Bombeiros,direto para o atendimento de emergência. Fiquei surpreso com o alto nível dolocal, não parecia que eu estava em um hospital público. Equipamentos da melhorqualidade e equipe médica dos sonhos. Fui prontamente atendido e não espereiquase nada fazer todos os exames: raio-X, tomografia e ultrassonografia. Sereisempre muito grato a toda a equipe médica que me atendeu. Não é algo que agente espera no Brasil e eu senti nitidamente que alguma coisa está mudando,algo de muito bom está acontecendo”.
(ReginaldoMendes Linhares Jr)
“Leveimeu filho de oito anos ao Azevedo Lima após queda na escola. Estava sem planode saúde e imaginei um atendimento precário e insatisfatório. Para minhasurpresa, fomos acolhidos com agilidade e humanidade. Meu filho teve o queixocosturado, fez o exame de tomografia e foi avaliado pela pediatra e pelocirurgião bucomaxilofacial que, já ao chegar, mostrou a imagem do exame em seucelular, explicando que tinha discutido com a equipe sobre a necessidade decirurgia ou não e indicando apenas fisioterapia. Todo este processo demorouapenas quatro horas e meia! Durante todo o tempo tivemos a companhia deprofissionais comprometidos, solícitos e carinhosos, e um atendimento executadocom excelência e maestria. Foi a minha primeira experiência com o SUS e foi surpreendentementepositiva”.
(CarolineMaia)
Compartilhar