Tags

Novembro Roxo: Ser mãe de um bebê prematuro exige muita fé, força, equilíbrio e determinação!

21 de novembro de 2019

Por Olenka Lasevitch

Em novembro homenageia-se oDia Mundial da Prematuridade, também conhecido como Novembro Roxo, quando sebusca discutir e combater as causas que levam ao parto antecipado. Em homenagemà data, uma equipe de profissionais da UTI Neonatal do Azevedo Lima promoveuuma roda de conversa, seguida de lanche, para mães de bebês internados naunidade, além de sessão de fotos com os bebês. Durante o evento, as mãesreceberam informações sobre direitos de gestantes e puérperas (mães recentes),como o posto para registro dos bebês e a licença maternidade. Também foiproposta uma dinâmica, na qual as mães falaram da experiência de serem mães debebês prematuros e registraram frases como fé, força, equilíbrio edeterminação. “Neste tempo difícil, por estarmos fora de casa, nos ensinam nohospital a cuidar do bebê que a gente nunca esperava que fosse chegar antes”,disse uma das mães presentes. “Olhando a força que eles têm para vencer, ficopensando que direito eu tenho de reclamar de alguma coisa na vida. Eles sãomais fortes do que a gente. Ao fim, são eles que nos ensinam”, relatou outramãe. A responsável técnica da Fisioterapia, Fabiana Diaz, endossou o depoimentodas mães, ressaltando a capacidade que um bebê prematuro tem de fugir do padrãoe surpreender a equipe médica e até a ciência. “Eles fogem de padrões e nospossibilitam uma festa a cada avanço, a cada dia em que ficam pertinho de nós”.Para fechar o evento, a coordenadora médica da UTI Neonatal, Dra. CristineDelgado, leu o texto “Mãe de Prematuro”, emocionando todos os presentes.

Mãede prematuro (trecho)

“Todamãe é um ser guerreiro por natureza. Mas a mãe de prematuro precisa serguerreira em dobro. E isso nos difere e ao mesmo tempo nos iguala. Lutadoras,perseverantes, resilientes, frágeis a ponto de desabar a qualquer momento, mascom uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes dotempo. Assim são as mães dos bebês que nascem antes…”

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito