Núcleo de Apoio à Família vai ampliar acolhimento para todo o setor de Emergência no Heal

14 de dezembro de 2017
Por OlenkaLasevitch
O Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, está ampliando os serviços de acolhimento à famíliados pacientes da Emergência. O atual Serviço de Apoio ao Familiar – SAF,que presta assistência a familiares de pacientes atendidos na SalaVermelha, será ampliado para todo osetor de Emergência, passando a chamar Núcleo de Atendimento à Família –NAF. A ação, que faz parte da política de humanização da SecretariaEstadual de Saúde do Rio de Janeiro, é voltada para o acolhimentofamiliar e está prevista no ProgramaEstadual de Saúde para 2017.
O setor vai contar permanentemente com profissionais dacoordenação psicossocial no primeiro atendimento à família, mas será ampliadopara toda a equipe assistencial, incluindo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos,fisioterapeutas, nutricionistas, além da equipe administrativa e dos psicólogose assistentes sociais.
Segundo a equipe de apoio institucional da Assessoria deHumanização da SES, o objetivo do NAF é dar todo o apoio e assistência que afamília necessitar, como informações sobre o atendimento e procedimentos nopaciente, as notícias difíceis como óbito, orientações gerais e acompanhamento,tendo o apoio de cada profissional no seu devido papel. As representantesda equipe no HEAL, Ana Cristina Cupello, Jaqueline Freitas e Sônia Rejane,responsáveis pelo projeto junto à unidade, ressaltam que “o objetivo principalé reverter o quadro de atendimento muitas vezes burocrático e impessoal,buscando garantir o elo entre o paciente e sua rede social/familiar.”
Para a implementação do NAF, os profissionais dos setoresassistenciais devem participar da capacitação que acontecerá entre os dias 12 a15 de dezembro, no auditório, das 10h às 12h. O treinamento incluiinformações sobre a concepção do NAF, a equipe matricial e a prontidão daresposta, entre outros assuntos.
Compartilhar