Tags

NVH: contribuindo com a saúde pública nacional

5 de setembro de 2017

Por Olenka Lasevitch 
Conhecendo o Azevedo

Periodicamente, trazemos uma matéria sobre o gigante Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade gerida pelo ISG em Niterói que oferece ampla gama de serviços, única emergência pública estadual em funcionamento no município. O Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH) é o destaque desta semana. Confira:

No ano de 2010, o Ministério da Saúde instituiu a Vigilância Epidemiológica Hospitalar, considerando o cumprimento da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a execução de ações de vigilância epidemiológica como uma das atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), com competências, critérios e atividades a serem desenvolvidas pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. Esta atividade permitiu que os hospitais aprimorassem suas habilidades para detectar e responder às emergências relacionadas à saúde pública, contribuindo para a redução dos impactos negativos na saúde da população.
No Azevedo Lima, o Núcleo de Vigilância Hospitalar – NVH é composto por três comissões responsáveis por analisar prontuários e declarações de óbito, além da vigilância epidemiológica do hospital, gerando relatórios que são encaminhados à Coordenação de Vigilância da Saúde (Covig) de Niterói que, por sua vez, encaminha as informações à Secretaria Estadual de Saúde. A unidade é representada pela bióloga e doutora em Epidemiologia, Geane Flores, e pela Enfermeira Sanitarista, Janine Barros, além dos médicos que participam das investigações e se reportam diretamente à Diretoria Técnica do hospital. 
A Comissão de Revisão de Prontuários faz a análise de amostras pontuais de prontuários das unidades diversas do Azevedo Lima, como Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia e Obstetrícia. São analisadas a anamnese, descrição e prescrição dos pacientes e a evolução destes. O relatório gerado pela equipe médica é enviado à diretoria do Azevedo Lima com observações e recomendações.
A Comissão de Análise de Óbito faz a análise da causa mortis, considerando as causas básicas do paciente durante a entrada no hospital e sua relação com os fatos que levaram ao óbito. São analisados todos os óbitos que ocorrem no hospital nas seguintes situações: óbitos por causa indeterminada, mulheres em idade fértil (15 a 49 anos), materno, óbito infantil e óbito fetal. O relatório gerado pela equipe médica com o parecer das causas investigadas é enviado diretamente para a Covig de Niterói que posteriormente repassa as informações para a Secretaria Estadual de Saúde.
Já a Comissão de Vigilância Epidemiológica é responsável pela notificação das doenças de notificação compulsória, bem como dos casos de violência atendidos no Azevedo Lima. Estas notificações são obrigatórias, segundo portaria do Ministério da Saúde (Portaria nº 5 de 2006 SVS/MS). Diariamente a equipe do NVH recebe o Censo dos pacientes internados e faz a verificação dos possíveis casos de notificação obrigatória, com base nas informações de prontuário ou na busca ativa, quando o paciente é diretamente contatado pela equipe do NVH. As informações colhidas são utilizadas para preen-chimento da ficha do Sistema Nacional de Notificação – Sinan e enviadas para a Covig de Niterói, que analisa, qualifica e envia as informações para a Secretaria Estadual de Saúde.
“A correta notificação das informações dos pacientes pelas equipes médicas é fundamental para a que o Azevedo 
Lima cumpra corretamente com a sua obrigação diante da saúde pública nacional, pois permite que possamos 
contribuir para o conhecimento do perfil epidemiológico das doenças e das populações e, com isso, serem tomadas as medidas de prevenção, diagnóstico e controle necessárias”, relata Geane Flores. 
“É necessário conscientização de toda a equipe multi-profissional do Azevedo Lima em relação às doenças de notificação compulsória no que tange a parceria ao contactar o NVH em tempo hábil e seguimento dos protocolos do Ministério da Saúde no diagnóstico e tratamento do paciente”, finaliza Janine Barros. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte