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Ouvidoria do Azevedo Lima passa por melhorias e registra aumento significativo de elogios

24 de janeiro de 2019

Desdeque assumiu a gestão do Azevedo Lima, em 2014, o Instituto Sócrates Guanaes(ISG) tem tratado com prioridade o Serviço de Ouvidoria criado pela SecretariaEstadual de Saúde. Recentemente, ganhou sala nova, em local de mais fácilacesso para os usuários, e intensificou as buscas ativas. O setor registraainda que o número de manifestações positivas recebidas vem crescendo ano a ano. 

 

AOuvidoria é responsável pelo encaminhamento e acompanhamento das demandas dospacientes, acompanhantes e funcionários do hospital no que diz respeito aoselogios, reclamações, sugestões, informações, solicitações e denúncias, quetambém são consolidadas em um relatório mensal encaminhado à diretoria daunidade e à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Na semana passada,a Ouvidoria do Azevedo Lima passou a funcionar em novo local, próximo à entradada Emergência. Os diretores do Azevedo Lima, Claudia Soares e Rogério Casemiro,explicam que a mudança se deu para melhorar a acessibilidade das pessoas eestimular que se manifestem espontaneamente.

 

Outramudança, implantada desde dezembro, foi no processo de busca ativa, aquela pormeio da qual os colaboradores vão até o paciente para captar possíveisdemandas. A busca ativa sempre fez parte do processo da Ouvidoria, mas a partirde dezembro ela foi intensificada. Os pacientes e acompanhantes nasenfermarias, ambulatório e recepções passaram a ser abordados individualmente enão mais em conjunto. “Com isso, percebemos um aumento bem significativo nasdemandas, cuja média mensal passou de 60 para mais de 200”, explica aCoordenadora da Ouvidoria do Azevedo Lima, Jurema Mendonça, ressaltando aimportância da busca ativa: “É uma oportunidade que a gente dá ao paciente queestá acamado de se manifestar e conhecer o serviço da Ouvidoria. Percebemos queindividualmente ele fica mais à vontade para falar”.

 

O prazopara resposta das demandas dos clientes dado pela Secretaria de Saúde é de atédez dias, mas a diretoria do Azevedo Lima pede que as questões sejamrespondidas em até três dias úteis, sempre que possível.

 

 

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