Profissionais da UTI e UPO se reúnem em busca de uma assistência cada vez mais efetiva

31 de julho de 2017
Por Olenka Lasevitch
A primeirareunião do Departamento de Medicina Crítica do Azevedo Lima aconteceu no dia 28de julho, reunindo um grupo de mais de 20 profissionais, entre médicos derotina e plantonistas das Unidades de Terapia Intensiva e Unidade dePós-Operatório (UPO) do hospital. Segundo o Coordenador da UTI, Dr.FelipeRibeiro, o objetivo desta reunião foi apresentar as estatísticas da UTI, focandoprioritariamente nos casos dos pacientes em ventilação mecânica, nas taxas deinfecção e no tempo de permanência na UTI. O encontro abordou o protocolo deprevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. “Reduzindo as taxas depneumonia associadas à ventilação mecânica também será possível reduzir amortalidade na UTI e UPO, bem como o tempo de permanência do paciente naunidade”, explica Dr.Felipe. Segundo o Coordenador, a reuniãofoi bem recebida pelos médicos presentes, que são parte ativa de ummovimento de mudança muito positivo. “Estamos buscando tanto o aumento naqualidade da assistência na UTI e UPO, quanto o aprimoramento técnico doprofissional que lá trabalha”.
Apneumonia associada à ventilação mecânica tem um custo estimado de U$ 40 mil,ou mais, na internação do paciente e agrega uma mortalidade de pelo menos 50% àinternação hospitalar. “Evitando a pneumonia, salvamos vidas e poupamosrecursos. Isso significa melhor custo e efetividade da assistência. Em outraspalavras, significa excelência”.
Asreuniões do Departamento de Medicina Crítica acontecerão mensalmente eincluirão também os profissionais da Emergência. Os temas serão pré-definidos,mas sempre que alguma necessidade for identificada, será feita uma reuniãoextra para tratar do assunto.
Compartilhar