Tags

Programa de Cuidados Paliativos no Azevedo Lima será implantado em outubro

10 de setembro de 2018

Equipes assistenciais já deram início à capacitaçãopara o atendimento ao paciente em paliativismo

 

O Hospital EstadualAzevedo Lima criou uma Comissão de Cuidados Paliativos com atençãodirigida ao controle de sintomas e promoção do bem estar ao paciente, famíliae/ou rede de apoio. A comissão é composta por uma equipe multidisciplinar:médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos,fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistase farmacêuticos.

 

O programa deatendimento está previsto para ser implantado no mês de outubro, tornando oAzevedo Lima um dos primeiros hospitais do município de Niterói a disporoficialmente uma comissão de cuidados paliativos.

 

Desde julho, osmembros da comissão vêm recebendo capacitação especializada que, na primeiraetapa, incluiu oficina de cuidados paliativos pelo Grupo de Estudo ePesquisa em Cuidados Paliativos da ENSP/FIOCRUZ, além de palestras sobre oassunto. Após a capacitação técnica, os membros da comissão e lideranças técnicasderam início à capacitação das equipes de profissionais que estarãodiretamente  na assistência ao paciente em paliativismo. Estasegunda etapa, que teve início nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, será realizadaaté o final do mês para que todos estejam aptos a participar do  processoem outubro.

 

Para a coordenadorade Reabilitação do Azevedo Lima, Adriana de Morais, vice-presidente dacomissão: “A implantação desse programa de cuidados paliativos é importanteprincipalmente para trazer dignidade e conforto ao paciente portadorde doenças graves, progressivas e incuráveis, que ameaçama continuidade da vida, para as quais a terapêutica curativa já nãoresponde e muitas vezes só traz mais sofrimento. Nosso foco é a melhora naqualidade de vida de pacientes e familiares, através da prevenção e alívio dosofrimento  físico, psicossocial e espiritual ”.

 

Segundo aOrganização Mundial de Saúde (OMS) os critérios de elegibilidade para cuidadospaliativos são: ser portador de enfermidade avançada e progressiva; poucaspossibilidades de resposta à terapia curativa; evolução clínica oscilante,caracterizada pelo surgimento de várias crises de necessidades; grande impactoemocional para o doente e sua família; prognóstico de vida limitado enecessidade de adequação terapêutica. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte