Tags

Protocolos em dia para fortalecer práticas de trabalho e segurança de todos

9 de junho de 2022

A segurança assistencial dos pacientes do Azevedo Lima e a segurança no desenvolvimento das atividades de rotina dos colaboradores do hospital estão diretamente relacionadas à atualização dos protocolos, impressos fluxos, rotinas, bem como à familiarização dos profissionais nestes processos. Para que essa engrenagem funcione bem, o Serviço de Gestão da Qualidade e o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) organizaram uma parceria para revisão de aproximadamente 300 itens entre protocolos, impressos, fluxos, rotinas, regimentos, políticas e normas que regem o hospital, tanto na parte assistencial quanto administrativa, adaptando-os e atualizando-os de acordo com as legislações vigentes, normas técnicas e literatura.

Para isso, o setor de Qualidade está fazendo um trabalho minucioso para adaptar o dia a dia da instituição aos protocolos vigentes, sempre em parceria com os setores assistenciais, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a direção do hospital. O NEP, por sua vez, ficará responsável pela capacitação dos colaboradores às alterações que forem necessárias nos fluxos do dia a dia. Segundo a Enfermeira Keila André, do Serviço de Gestão da Qualidade, “ter protocolo é garantir a padronização e uniformidade das atividades gerenciais e assistenciais, fortalecendo a prática assistencial, minimizando riscos e  garantindo maior  segurança ao paciente”.

O estabelecimento de padrões é fundamental para trazer qualidade ao hospital e maior segurança para todos. Por isso é importante que cada colaborador conheça os processos do seu setor e trabalhe em alinhamento a eles, permitindo a geração de indicadores e avaliação contínua dos processos assistenciais. “É um trabalho que não tem fim. Quando termina, já está na hora de recomeçar, devido à necessidade constante de atualizações”, afirma Keila.

A enfermeira Katia Magalhães, do NEP, lembra que a aplicação dos fluxos e protocolos na rotina dos colaboradores é, também, de responsabilidade de cada um. Para garantir que todos conheçam bem as regras e políticas vigentes, o NEP vai organizar capacitações lúdicas e divertidas para ajudar os colaboradores a fixarem os protocolos e compreenderem a importância de atuar de acordo com cada um. “Se as equipes estiverem afiadas nos protocolos, isso significa eficiência, resultado e até a possibilidade de retorno mais rápido do paciente às suas atividades, giro de leitos para atendimento a outros pacientes, redução de riscos, segurança e unificação das ações”, finaliza Katia.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito