Segurança do Paciente: Nascimento Seguro

22 de setembro de 2021
Por Olenka Lasevitch
A Organização Mundial de Saúde escolheu o tema Nascimento Seguro, Respeito pelo Nascer para a campanha de 2021 do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Para homenagear a data, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Azevedo Lima organizou uma exposição no hall dos elevadores e um treinamento itinerante para as equipes.
A exposição, que pode ser vista até o final de setembro, consiste em uma montagem com garrafas de água, barrigas de gesso e bonecos que representam o tema. Segundo a supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), enfermeira Kátia Magalhães, a água representa o início da vida. “É o líquido amniótico, que protege, acolhe e alimenta”, explica. Os três moldes de barrigas de gesso expostos pertencem a gestantes da Maternidade que participaram do projeto como voluntárias. Os moldes ganharam desenhos de bebês com características de cada voluntária, inclusive um gemelar, e foram pintados com maestria pelas enfermeiras da Maternidade Thais Muniz e Camila Mello, além da supervisora Camilla Vidal, que coordenou todo o projeto na Maternidade. A exposição também incluiu bonecos representando os bebês em cuidado intensivo pela equipe da UTI Neonatal, além de itens como redes e ofurôs, técnicas utilizadas pelo hospital para relaxar e acalmar bebês em tratamento.
O treinamento itinerante também foi capitaneado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, que aplicou um Quiz com foco na segurança da gestante e do paciente neonatal. Segundo Katia Magalhães, é importante que equipes de outras unidades também estejam alinhadas com o tema, pois em um hospital que lida com situações de alto risco, como o Azevedo Lima, o parto pode acontecer em outros setores que não o Centro Obstétrico. “Sobretudo nesta época de pandemia”, lembra Katia.
Compartilhar