Tags

Segurança do Paciente: Nascimento Seguro

22 de setembro de 2021

Por Olenka Lasevitch

A Organização Mundial de Saúde escolheu o tema Nascimento Seguro, Respeito pelo Nascer para a campanha de 2021 do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Para homenagear a data, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Azevedo Lima organizou  uma exposição no hall dos elevadores e um treinamento itinerante para as equipes.

A exposição, que pode ser vista até o final de setembro, consiste em uma montagem com garrafas de água, barrigas de gesso e bonecos que representam o tema. Segundo a supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), enfermeira Kátia Magalhães, a água representa o início da vida. “É o líquido amniótico, que protege, acolhe e alimenta”, explica. Os três moldes de barrigas de gesso expostos pertencem a gestantes da Maternidade que participaram do projeto como voluntárias. Os moldes ganharam desenhos de bebês com características de cada voluntária, inclusive um gemelar, e foram pintados com maestria pelas enfermeiras da Maternidade Thais Muniz e Camila Mello, além da supervisora Camilla Vidal, que coordenou todo o projeto na Maternidade. A exposição também incluiu bonecos representando os bebês em cuidado intensivo pela equipe da UTI Neonatal, além de itens como redes e ofurôs, técnicas utilizadas pelo hospital para relaxar e acalmar bebês em tratamento.

O treinamento itinerante também foi capitaneado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, que aplicou um Quiz com foco na segurança da gestante e do paciente neonatal. Segundo Katia Magalhães, é importante que equipes de outras unidades também estejam alinhadas com o tema, pois em um hospital que lida com situações de alto risco, como o Azevedo Lima, o parto pode acontecer em outros setores que não o Centro Obstétrico. “Sobretudo nesta época de pandemia”, lembra Katia.

 

  • Enfermeiras da Maternidade desenham os bebês em gestação nos moldes de barriga em gesso

  • Boneco na exposição, simulando bebê internado na UTI Neonatal

  • Barrigas de gesso

  • Diretores do Azevedo Lima e membros do comitê de segurança do paciente do Hospital Estadual Azevedo Lima

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte