Tags

Setembro Amarelo: pela prevenção e conscientização sobre o suicídio

8 de setembro de 2022

Setembro Amarelo é a campanha dedicada mundialmente à prevenção e conscientização das pessoas sobre o suicídio. No Brasil, o número de pessoas que tiraram a própria vida dobrou em 20 anos, passando para cerca de 15 mil casos anuais e superando óbitos como acidentes de moto ou por HIV, por exemplo, segundo dados do DataSUS. No Hospital Estadual Azevedo Lima, foram atendidas aproximadamente 130 vítimas de tentativa de suicídio somente no ano de 2021. Para alertar sobre a importância e delicadeza no atendimento a este tipo de paciente, as equipes de Psicologia e Serviço Social do HEAL organizaram um mural com informações disponíveis no hall dos elevadores. Segundo a responsável técnica do Serviço de Psicologia do Hospital, Ediléa Oliveira, a desesperança, a depressão, o desamor, o desamparo e o desespero são fatores visíveis dentre as diversas questões que podem ser desencadeadores para tal ato. “A prevenção ao suicídio passa pelo cuidado com o sofrimento mental. Por isso, em uma conversa, é fundamental o acolhimento com carinho e empatia, além de ouvir sem julgar e demonstrar confiança, porém o atendimento deve ser feito pelas equipes com habilidade técnica para este suporte”, explica.

Ações que salvam vidas:

  • Encaminhe ao serviço médico e peça ajuda a um profissional de saúde
  • Não deixe a pessoa sozinha, portas não devem ser trancadas
  • Não deixe a pessoa próxima a meios letais, isso reduz o risco imediato
  • Acredite em ameaças
  • Suicídio é uma emergência médica. Ao se deparar com uma situação de tentativa de suicídio, não hesite em ligar para o 192.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito