Tags

Sobre a gestão do Hospital Estadual Azevedo Lima a partir de 2023 – Posicionamento Oficial

30 de janeiro de 2023

Desde o ano de 2014 o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) vem gerindo o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) por meio de contratos firmados com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), após vencer duas licitações públicas. Durante estes quase nove anos de gestão junto com a SES/RJ, a vigência dos contratos foi renovada todos os anos. Vale ressaltar que o HEAL é um hospital de alta complexidade, referência em maternidade de alto risco, cirurgia, emergência, único hospital estadual público portas abertas para uma população de mais de 2 milhões de habitantes (Região Metropolitana II). Nesse período houve diversos avanços, em parceria com a SES/RJ, na melhoria da gestão e da assistência promovendo saúde digna, eficiente e transparente que a população precisa e merece.

No dia 18/01/2023, no entanto, o ISG foi formalmente informado pela SES/RJ que o contrato de gestão não será renovado em decorrência da Lei nº 8.986, de 25 de agosto de 2020, que estabelece a revogação da administração das unidades de saúde estaduais do Rio de Janeiro por meio de Organizações Sociais de Saúde a partir de 31 de julho de 2024.

A partir do dia 27 de fevereiro de 2023, a gestão do HEAL será transferida para a Fundação Estadual de Saúde, que hoje já administra diversas unidades assistenciais estaduais.

No dia 26 de janeiro de 2023, o Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes, esteve reunido com todas as equipes do Azevedo Lima, incluindo colaboradores de todos os vínculos, para informar sobre a finalização do contrato. No dia 27 de janeiro, todos os colaboradores deram início à assinatura do aviso prévio. No total, são cerca de  1,2 mil colaboradores CLT e cerca de 260 PJs.

Uma comissão de transição está sendo criada pela SES-RJ com representantes da própria Secretaria (parceiro contratante). O ISG (parceiro contratado até 26.02.2023) também fará parte da reunião, que vai tratar da transição do HEAL para a Fundação Estadual de Saúde (nova entidade gestora a partir de 27.02.2023).

O objetivo é que esta transição seja feita de forma planejada para não afetar a assistência aos pacientes, evitando qualquer descontinuidade na prestação do excelente serviço de saúde que as equipes, sob a gestão do ISG, vêm prestando desde 2014. A reunião com esta comissão – inicialmente marcada para dia 6 de fevereiro –  foi reagendada pela SES-RJ para o próximo dia 10/02/2023, na própria Secretaria,  para termos informações sobre a transição

O sucesso da atual gestão, superando todas as dificuldades durante todo o período, só foi possível devido ao compromisso dos colaboradores, fornecedores, parceiros e colegas de “cuidar e salvar vidas”. O ISG agradece à SES-RJ, mais uma vez, pela parceria e confiança depositada e deseja à Fundação Estadual de Saúde todo êxito nessa jornada.

Informações para a imprensa:

Olenka Lasevitch – (21) 97972-7824 / olenkalasevitch@gmail.com

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito