Tags

Um cantinho especial para as mamães pacientes e colaboradoras

18 de setembro de 2017

Por Olenka Lasevitch e VerônicaRichardelli

Sim, amamentar é muito importante para o bebê e para a mamãe. E ter umambiente tranquilo especialmente para esta finalidade pode ajudar bastanteneste momento tão especial. Por isso, a Maternidade do Azevedo Lima criou aSala de Apoio à Amamentação e Recebimento de Leite Humano, que pode serutilizada tanto pelas puérperas (mães que deram à luz recentemente nohospital), quanto pelas colaboradoras que ainda amamentam. No caso daspuérperas, o espaço oferece mais privacidade. Já as colaboradoras podem retirare armazenar o leite que será dado posteriormente aos filhos que aindamamam. 

A produção de leite precisa ser estimulada. Se o peito enche e o leitenão é retirado, com o tempo ele vai “secando”. Além disso, o peitocheio pode ser bem doloroso para a mamãe, fisicamente e também psicologicamente.Para as mães que já voltaram a trabalhar, a possibilidade de extrair o leitequando estiver com o peito cheio ou com dor, armazená-lo e levá-lo para que seubebê possa mamar no dia seguinte é muito importante. A fonoaudióloga ClaudiaVieira lembra ainda que este leite tem alto valor nutricional: “Os bebêsamamentados por mais tempo são mais saudáveis. Esta iniciativa é maravilhosa. Aamamentação, que muitas vezes é cortada quando a mãe volta a trabalhar, poderácontinuar até quando esta mãe quiser”. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é queas crianças devem receber aleitamento materno exclusivo até os seis meses deidade. A partir daí os alimentos complementares podem ser inseridos.

A proposta é que, futuramente, o local também seja utilizado para coletade leite humano em parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro, quefará a pasteurização do leite para alimentação de bebês internados em UTINeonatal.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte