Tags

Um Jardim para estimular a vida

29 de março de 2019

Por Olenka Lasevitch

O ISG incentiva iniciativasque tornem mais agradável a internação em suas unidades de atendimento. No HospitalEstadual Azevedo Lima, em Niterói, as equipes assistenciais seguem estapremissa e buscam envolver o paciente em processos de humanização no tratamentoclínico. As ações desenvolvidas na unidade têm se mostrado eficazes na evoluçãodestes pacientes, sobretudo quando internados em unidades de terapiaintensiva. É o caso das atividades realizadas no Jardim Terapêutico, espaçoonde os pacientes são levados para ver a luz do sol, praticarexercícios, ouvir música e assistir vídeos.

 

A Coordenadora Geral deEnfermagem, Mara Coelho, explica que “um paciente em terapia intensiva se vêsem identidade, sem a presença da família. Ele perde a noção do tempo. Nestemomento de fragilidade, a equipe assistencial busca não só tratá-lo, masoferecer apoio e motivação. Estimulamos que ele saia do leito, circule pelosetor e fora dele e que tenha contato com a família no horário de visita estendido,desde que não haja risco”.

Movimentaro paciente pode melhorar o humor e ajudar no desenvolvimento das atividadesterapêuticas. Os pacientes liberados clinicamente, mesmo que dependentes derespirador, são levados periodicamente ao Jardim Terapêutico para que possamver a luz do sol e praticar atividades com a Terapia Ocupacional, como ouvirmúsica e assistir vídeos. Os exercícios estimulam a memória, o raciocínio e aorganização do pensamento. Há ainda as atividades respiratórias e motoras,realizadas pela equipe de Fisioterapia, que buscam a independência funcionale a respiração espontânea sem a dependência do respirador mecânico. ACoordenadora de Reabilitação do Azevedo lima, Adriana Morais, observa que “essasações no Jardim Terapêutico promovem saúde. O paciente se sente estimulado alutar pela própria melhora e pela vida. Percebemos uma redução no nível deestresse que a internação numa unidade fechada, longe da família e da suarotina, impõe a esse indivíduo”.

Asatividades no Jardim Terapêutico contribuem para melhorar o estado geral,físico e emocional e podem ajudar o paciente a deixar o leito mais cedo. Alémdos benefícios para ele mesmo, o hospital passa a oferecer maior rotatividadede leitos à população e a reintegrar esse indivíduo à comunidade e à sua rotinacom a maior funcionalidade possível.

Equipemultiprofissional do Azevedo Lima com paciente no Jardim Terapêutico

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte