HEAL

Hospital Estadual Azevedo Lima

Sobre o HEAL

Única unidade estadual de Emergência de Niterói do tipo portas abertas 24 horas, referência no atendimento a pacientes politraumatizados. Dispõe também da única Maternidade com atendimento de alto risco em toda a Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, com mais de dois milhões de habitantes e integrada por sete municípios: Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Silva Jardim e Rio Bonito. Está sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes desde 2014.

História

Inaugurado no dia 4 de agosto de 1945 como sanatório para tratar doentes com tuberculose, o Hospital Estadual Azevedo Lima leva o sobrenome do tisiologista José Jerônimo de Azevedo Lima, um dos principais nomes na luta contra a lepra e a tuberculose no Brasil, em campanhas que resultaram em frentes para o tratamento da doença. Um exemplo é a área doada pelo médico Azevedo Lima, que morreu em 1912, bem antes da inauguração do hospital. Depois de 25 anos funcionando como sanatório, o Azevedo foi desativado em 1970, sendo reinaugurado em 1978 como hospital geral, com emergência e maternidade.

Gestores

Estrutura gestora do HEAL:

Claudia Soares

Direção Executiva

Dilson da Silva Pereira

Direção Técnica (CRM: 5281680-9)

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte