Campanha reforça cuidados com a segurança e a saúde do colaborador

5 de maio de 2022

Por Agenilson Santana

O Instituto Sócrates Guanaes aderiu à campanha Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, e propôs atividades educativas para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os colaboradores.

No HRJR, representantes do SESMT e da CIPA promoveram durante todo o mês ações para lembrar a importância do tema. Nos dias 11 e 12 de abril, a equipe organizou exposição de Equipamentos de Proteção Individual e realizou atividades para integrar os profissionais e fortalecer a cultura da segurança entre os colaboradores.

Com estande montado na entrada do Refeitório, a equipe falou sobre os principais acidentes e forneceu orientações sobre como evitá-los, além de esclarecer a Norma Regulamentadora (NR-32), que estabelece as diretrizes básicas para proteção dos profissionais em serviços de saúde.

Também chamaram a atenção dos colaboradores para o descarte correto dos resíduos e riscos de acidentes, além de detalhar procedimentos institucionais para a segurança de todos, como fluxograma de acidente de trabalho e de percurso, preenchimento da CAT e mapas de risco.

Para motivar o engajamento na campanha, foram divulgados cartazes com mensagens de conscientização e fotos destacando as equipes. Um concurso de paródia também mobilizou os profissionais, que usaram a criatividade ao abordar o tema “segurança no trabalho”.

A enfermeira Sheila Maria Ferreira Silva, representante da CIPA, conta que o envolvimento das equipes do plantão noturno foi muito positivo, com o engajamento dos colaboradores para os assuntos abordados, por meio palestras descontraídas nos setores, em pequenos grupos. “Participar da ação foi muito útil e proveitoso, conseguimos nos conectar com as equipes”, ressalta.

Para a vice-presidente da CIPA HRJR, Shirley de Lima Silva, a campanha contribuiu para informar e integrar as equipes, fortalecendo a cultura da segurança e saúde no trabalho. “Foi muito gratificante observar o interesse do colaborador em participar, em ajudar, fico feliz em perceber que estão dispostos a prevenir acidentes e cuidar da saúde”, diz.

 

Sobre Abril Verde

As ações do Abril Verde são realizadas em todo o mundo, marcando duas datas simbólicas: o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a proposta de construção de um mundo mais justo e saudável, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em função do 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington, nos EUA, matou 78 trabalhadores.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito