Tags

Pelo 2º ano consecutivo, HRLN é premiado como “Hospital Amigo do Meio Ambiente”

27 de outubro de 2021

Por  Thaís Almeida

Com o projeto, o Hospital Regional do Litoral Norte pratica os valores do Instituto Sócrates Guanaes de adotar estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas 

Ser premiado como um Hospital Sustentável por uma iniciativa que analisa diversas unidades de saúde do Estado de São Paulo é uma honra que as equipes do Hospital Regional do Litoral Norte puderam sentir novamente nesta semana. A unidade recebeu nesta terça-feira, dia 26/10, pelo segundo ano consecutivo o prêmio “Amigo do Meio Ambiente” (AMA).

A premiação foi criada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES), com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o projeto Hospitais Saudáveis, e tem como objetivo estimular ações sustentáveis no âmbito do SUS. Durante 14 anos de existência, o prêmio já avaliou 1.087 projetos, sendo que neste ano de 2021, 85 iniciativas foram avaliadas e 15 premiadas – entre elas a do HRLN.

A ação da unidade do Litoral Norte que foi premiada trata-se do projeto de “Gestão da climatização na economia de energia elétrica” – que promoveu a administração inteligente do sistema de climatização do Hospital durante os meses de temperatura amena, gerando economia de média de 210.000 KWh/mês de maio a agosto de 2021.

“Cerca de 48% do consumo de energia do Hospital refere-se ao sistema de climatização, por isso nós estudamos uma maneira de aprimorá-lo e gerar uma economia de energia. Assim, durante os meses de baixa temperatura conseguimos regular o sistema de maneira a não haver tanto consumo, aproveitando da temperatura ambiente, mas mantendo sempre o clima exigido pelas normas hospitalares. Com isso, registramos uma economia de 210.000 KWh/mês durante o período de maio a agosto, mesmo sendo um período em que iniciamos as atividades do setor de Oncologia do Hospital”, explicou Felipe Oliveira de Moraes, Engenheiro Mecânico, que representou a Coordenadora de Engenharia do HRLN na premiação do AMA – realizada de maneira on-line.

“Esse tema não poderia ser mais típico e oportuno, energia e clima tem essa correlação muito forte. Em grandes hospitais a climatização chega a atingir e ultrapassar 50% do consumo de energia e o Hospital Regional do Litoral Norte tem feito um trabalho muito interessante, que permite fazer essa gestão de maneira mais precisa e com grande ganho de redução de consumo.  Chamo atenção pelo mérito do trabalho e pelo potencial de ser replicado em outras instituições”, elogiou Vital Ribeiro, apresentador do prêmio e representante da SES.

Com o bom resultado conquistado a equipe de Engenharia e Manutenção do HRLN garante que o projeto se tornará uma operação frequente na unidade. “Como os resultados alcançados foram satisfatórios, no mês de julho, por exemplo, registramos redução de cerca de 20% no consumo de energia, a equipe de Engenharia está elaborando o Procedimento Operacional Padrão (POP) para esta atividade, que deverá ser realizada sempre durante os períodos de outono / inverno (baixas temperaturas externas). O POP detalhará as ações dos operadores e mecânicos de refrigeração, visando que o procedimento não deve gerar ocorrências de condensação nos ambientes, perda de controle de temperatura dos ambientes ou falhas em equipamentos”, comentou a Engenheira Bianca Chagas, coordenadora do setor responsável pelo projeto no HRLN.

No ano de 2020, o Hospital Regional do Litoral Norte recebeu o prêmio pelo projeto de operação e manutenção do sistema de aproveitamento de água de chuva, que conseguiu reduzir em 49% o consumo na unidade e gerar uma economia acumulada de cerca de 813 mil litros de água (clique aqui e saiba mais).

“Temos muito orgulho de sermos premiados pelo segundo ano consecutivo. Isso é mérito de uma equipe engajada que usa da melhor maneira possível a nossa estrutura física para oferecermos saúde de qualidade para a população do Litoral Norte. Com certeza, no próximo ano vamos apresentar nessa premiação uma iniciativa para tornar nossa unidade ainda mais sustentável”, concluiu Gustavo Cursino, Diretor Executivo do HRLN.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito