Abril Verde pela Saúde e Segurança no Trabalho

26 de abril de 2022
Por Mônica Bockor
Descumprimento das normas, descarte incorreto de materiais e atos inseguros estão entre as principais causas de acidentes de trabalho, segundo o Observatório da Saúde e Segurança do Trabalhador do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Para conscientizar os trabalhadores sobre os riscos dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e suas formas de prevenção foi criada a Campanha Abril Verde. O ISG não só aderiu à Campanha, como incentivou ações educativas nas Unidades que administra. No HRR, a blitz educativa foi realizada nos dias 19 e 20 de abril.
Membros do SESMT e da CIPA chamaram a atenção dos colaboradores para o descarte correto dos resíduos e riscos de acidentes, além de orientar sobre os equipamentos de proteção individual. Pelo menos 120 funcionários participaram das atividades, que envolveram ainda um caça-palavras e jogo dos 7 erros, para identificar situações de risco no ambiente de trabalho.
Com apoio da Comunicação, durante todo o mês de abril foram divulgados cartazes com mensagens de conscientização sobre segurança, cada um com fotos de equipes do próprio Hospital. A ideia foi motivar o engajamento na campanha. Outra ação do Abril Verde no HRR foi a realização de uma pesquisa sobre a cultura de segurança do trabalho. O objetivo foi avaliar, sob a percepção dos colaboradores, como a instituição previne os riscos de incidentes, além de verificar o grau de importância da prevenção entre os trabalhadores.
Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Jhonathan Veiga, 38 colaboradores responderam o questionário entre os dias 11 e 25 de abril. “O resultado da pesquisa vai nos ajudar a direcionar as ações, especialmente para reforçar medidas preventivas e políticas de segurança junto aos colaboradores e lideranças do hospital”.
Abril Verde
O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). Nesse dia, em 1969, a explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia – Estados Unidos, deixou 78 trabalhadores mortos, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da história.
Compartilhar