Dreno de Tórax, Gastrostomia e Jejunostomia são temas de palestras no HRR

5 de julho de 2019
A Comissão Multidisciplinar de Educação Permanente do HRR segue com a realização de palestras visando a qualificação das equipes. A programação de junho contou com palestras ministradas pelo cirurgião geral do HRR, Dr. Leandro Stoll Coelho. No dia 18/06, ele falou sobre Dreno de Tórax, enfatizando principalmente os cuidados que o procedimento exige para evitar complicações e infecções no paciente.
Já na terça-feira, 25/06, o médico explicou sobre as técnicas de Gastrostomia e Jejunostomia, procedimentos cirúrgicos realizados para a fixação de sonda alimentar. Ele falou sobre as indicações e contra-indicações dos acessos enterais, as possíveis complicações e os cuidados necessários durante o uso da sonda.
Pela importância dos temas, eles serão abordados novamente pelo Dr. Leandro no mês de julho. Dia 16 será realizada a palestra sobre Dreno de Tórax e, no dia 23, sobre Gastrostomia e Jejunostomia. A programação de julho contará também com a palestra sobre Catéter Venoso Central no dia 10, ministrada pela Dra. Manuella Amaral Faria, da UTI Pediátrica do HRR.
A Comissão de Educação Permanente também deve promover treinamentos “in loco” sobre questões mais pontuais da rotina assistencial, como “Intubação Orotraqueal”, “Aplicação da Transferência Interna dos Pacientes (SBAR)”, “Cuidados com o Paciente com Dieta Enteral” e “Manuseio com a Bomba de Infusão”.
Compartilhar