Encontro prepara lideranças do HRR para acolher colaboradores com deficiência

24 de março de 2022
Por Mônica Bockor
Lideranças do Hospital Regional de Registro (HRR) participaram de encontro de sensibilização no dia 24 de fevereiro, onde foi abordado o processo de desenvolvimento profissional e adaptação dos novos colaboradores PCDs (pessoas com deficiência) contratados pela Unidade. Realizado em oito unidades geridas pelo ISG, o encontro foi organizado pelos setores de Gestão de Gente, tendo à frente a analista Joyce Raline, do Hospital Regional do Litoral Norte.
Gestores dos diversos setores assistenciais e administrativos do HRR dialogaram sobre o acolhimento e valorização destes profissionais, bem como a adequação dos espaços e setores para pessoas com diversos tipos de deficiência física e mental. Do processo seletivo exclusivo para PCDs realizado no início deste ano, três candidatos já foram chamados. Atualmente, o HRR conta com 11 colaboradores com algum tipo de deficiência e deve aumentar esse número em abril.
A supervisora de Gestão de Gente, Adriana Rocha, destaca que é fundamental sensibilizar e preparar as lideranças para que tenham noção das dificuldades dos colaboradores PCDs e saibam como lidar com cada tipo de deficiência, inclusive utilizando as ferramentas que o ISG dispõe para fazer com que eles sejam acolhidos e cresçam profissionalmente. “Queremos promover de fato a inclusão, sem capacitismo, mas apostando no potencial de cada colaborador para que sejam acolhidos e valorizados em suas funções”.
“Os participantes se envolveram na dinâmica de grupo aplicada durante o treinamento, trazendo experiências, percepções, dificuldades e até oportunidades, com o objetivo de tornar as unidades mais inclusivas. Me sinto grata pela oportunidade em ser facilitadora para esse processo de mudança tão importante para todos”, revela Joyce Raline, que coordenou os encontros.
A auxiliar administrativa Alana Barbosa de Oliveira, 18 anos, foi a primeira cadeirante contratada pelo HRR. Ela foi chamada no início de março e já está atendendo na recepção da Unidade. “Desde o dia da entrevista, todos têm sido muito receptivos, estão me acolhendo muito bem. O coordenador do setor me passa muita confiança e me ajuda muito a entender todo o processo, assim como as minhas colegas”, explica Alana. “Como é meu primeiro emprego, às vezes fico ansiosa, com receio de errar. Mas estou conseguindo aprender bem rápido e o pessoal me ajuda bastante”.
Compartilhar