Hospital Regional de Registro integra Linha de Cuidado Regional Pós-Infecção Covid-19

6 de dezembro de 2021
Por Mônica Bockor
Equipe do HRR participou do desenvolvimento dos trabalhos junto com os demais serviços de saúde da região
Resultado do trabalho articulado e integrado envolvendo os serviços de saúde do Vale do Ribeira, a Linha de Cuidado Regional de Atenção Integral à Saúde Pós-Infecção Covid-19 tem possibilitado o atendimento integral aos pacientes que sofrem as consequências do coronavírus nos municípios da região. Na quinta-feira, 2 de dezembro, o Departamento Regional de Saúde de Registro (DRS-12) realizou a apresentação da Linha de Cuidado, destacando a união entre hospitais, municípios e demais serviços de saúde. O Hospital Regional de Registro (HRR), que participa desde o início do processo de articulação, também esteve representado no evento.
“Este evento não encerra o trabalho que se iniciou há quase nove meses, um trabalho articulado que envolveu todos os municípios, todas as equipes de saúde. Inicialmente, em 2020, tivemos um protagonismo muito grande das equipes hospitalares, dos leitos de UTI. E num segundo momento, quando surge a segunda onda, ninguém sabia ainda as repercussões multissistêmicas, o comprometimento a partir do quadro infeccioso da Covid-19”, observou Lígia Soares, da Secretaria Estadual de Saúde. Ela lembrou que até mesmo doentes que não precisaram de atendimento médico passaram a ter sequelas da Covid. “E nesse novo cenário, nós da saúde passamos a ser questionados sobre o que estava sendo feito por essas pessoas. Foi então que se organizou esse grupo de trabalho para construir a linha de cuidado pós-covid”, explicou.
O diretor da DRS-12, Nilson Resende, parabenizou todas as equipes de saúde envolvidas no processo, que permitiu o atendimento eficaz aos pacientes em todos os municípios da região. Também participaram do evento o prefeito de Registro, Nilton Hirota, o secretário municipal de Saúde, Edson Gauglitz, o coordenador do NASF Registro, Dr. João Batista Machado, e a articuladora de Humanização da SES/SP, Cristiane Marchiori (por videoconferência).
Como representantes do HRR estavam presentes o coordenador de Atendimento, Carlos Paiva; o coordenador da UTI Pediátrica, Hequemit Jaze; a enfermeira da Educação Permanente, Roselene Silva; as assistentes sociais Eliane Ribeiro e Vanessa Cordeiro; a psicóloga Cris Keller; a terapeuta ocupacional Bárbara Rodrigues; o nutricionista Luiz Vecki e a assessora de Comunicação, Mônica Bockor.
Trabalho integrado
A proposta de organizar a linha de cuidado para os usuários do SUS com comprometimentos pós-infecção da Covid-19 teve como objetivos elaborar as diretrizes municipais para o atendimento, aprimorar o processo de alta responsável, organizar regionalmente o fluxo e protocolo da Rede Lucy Monto e AME Pariquera-Açu no atendimento, compartilhar experiências municipais e hospitalares de continuidade no cuidado e propor estratégias de apoio e monitoramento no âmbito municipal e regional.
Além de atender os pacientes com Covid-19, especialmente os casos que demandam cuidados intensivos em UTI, o HRR contribuiu com o fortalecimento da alta responsável desses pacientes para os municípios e também desenvolveu um programa de qualificação para os profissionais fisioterapeutas da região. O curso foi ministrado por fisioterapeutas do HRR e abordou a fisiopatologia da Covid-19, cuidados com o profissional, tratamento em terapia intensiva, tratamento em enfermaria, desospitalização e reabilitação com foco na funcionalidade.
Ao longo do ano, profissionais do HRR participaram de inúmeras reuniões promovidas pelo Coletivo Regional de Humanização, DRS e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, contribuindo com as discussões para o desenvolvimento da Linha de cuidado pós-covid, a organização do fluxo de alta responsável e estudos de caso. Todo esse processo permitiu a sistematização dos fluxos e protocolos de atendimentos organizados de acordo com a necessidade de cada caso, o aprimoramento do processo de alta responsável com formulário padronizado e fluxo determinado pela continuidade do cuidado pós alta hospitalar, elaboração e desenvolvimento de estratégias de qualificação em reabilitação e a elaboração de diretrizes municipais para a continuidade do cuidado dos pacientes que tiveram Covid-19.
Compartilhar