Tags

Hospital Regional de Registro passa a ter implantação assistida de telemedicina

15 de setembro de 2021

Por Mônica Bockor

Representantes da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e da empresa L2D estiveram no Hospital Regional de Registro (HRR) na quarta-feira, 8/09, para verificar a adesão ao Programa de Telemedicina. O objetivo é levantar informações sobre a utilização da plataforma e aprimorar o sistema que permite interconsultas com especialistas à distância.
Segundo Pedro Fogolim, da Prodesp, o HRR e outras quatro unidades do Estado foram escolhidas para receber a implantação assistida, ou seja, um técnico da empresa responsável pelo software permanecerá no hospital de quatro a oito semanas para prestar assistência e auxiliar os médicos a utilizarem o programa. “O Programa foi implantado inicialmente em 14 hospitais de São Paulo, mas no futuro todos os hospitais do governo do Estado devem utilizar a telemedicina”, comentou Fogolim.
“Para nós foi muito importante a conversa com os médicos do HRR, pois nos apontaram grandes oportunidades de melhoria no sistema, como reduzir a quantidade de informações a ser digitada antes de iniciar a interconsulta, para otimizar o tempo de resposta”, destacou o diretor de tecnologia da L2D, José Zioti.
O diretor executivo do HRR, Renato Gomes, demonstrou todo o apoio e a disponibilidade da Unidade em contribuir com a melhoria do sistema de telemedicina, tendo em vista a importância do programa para a equipe médica e para o atendimento prestado aos pacientes. “Se temos essa tecnologia à disposição, devemos aproveitá-la a favor da medicina e do acesso da população a especialidades que não estão disponíveis na região”, observou.
Um dos setores que mais tem se beneficiado da plataforma é a UTI Pediátrica, já que o HRR é a única referência em pediatria da região e há carência de especialistas pediatras, como nefro, cardio e endócrino. “O HRR atende praticamente toda a demanda do Vale do Ribeira e muitas vezes o paciente precisa ser deslocado para Santos ou outros centros para ter atendimento com determinadas especialidades, para que possamos dar sequência ao tratamento. Além da demora no atendimento, esse deslocamento acaba gerando riscos e desconforto para os pacientes e para a família”, explica a médica da UTI Pediátrica, Dra. Manuella Amaral Faria.
Implantada no HRR no início de agosto, a plataforma de telemedicina integra o Programa Multissaúde, desenvolvido pela Prodesp e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O atendimento 100% digital conta com apoio presencial de médicos especialistas 24 horas por dia, sete dias por semana. A plataforma tecnológica de telemedicina permite inserir o prontuário e exames dos pacientes para análise dos profissionais a distância. O objetivo é ampliar o acesso do profissional médico às especialidades médicas, possibilitando agilidade de diagnósticos e encaminhamentos, tratamentos e promoção à saúde. Inicialmente, a plataforma conta com infectologistas, neurologistas clínicos e cirúrgicos, intensivistas, cardiologistas, emergencistas e ortopedistas para situações de urgência e emergência (disponíveis 24h por dia, sete dias por semana). O suporte clínico pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com endocrinologista, nefrologista, cardiologista, pneumologista, vascular, hematologista, gastroenterologista e ortopedista. As especialidades poderão aumentar conforme a demanda.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito