HRR completa 3 anos de atendimento no Vale do Ribeira

1 de setembro de 2021
Por Mônica Bockor
Referência em alta complexidade, Unidade já realizou 5.500 cirurgias e 26 mil consultas ambulatoriais, além de ter atendido 599 pacientes com Covid-19
Tecnologias modernas, profissionais qualificados e gestão eficiente aliados a um atendimento humanizado consolidaram o Hospital Regional de Registro (HRR) como referência em saúde pública no Vale do Ribeira. Ao completar três anos no último dia 29 de agosto, o HRR comemora os avanços e desafios superados graças à dedicação de todas as equipes.
Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, além de referência em procedimentos de alta complexidade para mais de 470 mil habitantes do Vale do Ribeira e litoral sul, o HRR também se juntou na batalha contra o coronavírus e atendeu 599 pacientes desde março do ano passado. O diretor técnico do HRR, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo, ressalta o empenho das equipes especialmente nesse período desafiador de pandemia. “Apesar do medo diante do desconhecido, nossos profissionais mantiveram-se firmes na missão de cuidar e salvar vidas. Na rotina exaustiva das UTIs, com pacientes graves que demandam atenção de toda a equipe multiprofissional, vimos a união prevalecer. Essa união entre todos, inclusive das equipes de apoio como higienização, controle de acesso e manutenção, contribuiu para qualidade do atendimento”, ressalta Dr. Arnaldo.
Pacientes graves como o autônomo de Miracatu, Alessandro Carlo de Oliveira, de 51 anos, que permaneceu 84 dias internado no HRR para o tratamento da Covid. “Quero agradecer aos médicos que cuidaram de mim, todos sem exceção, enfermeiros e enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, serviço social, psicóloga que também fez um ótimo trabalho sempre me dando apoio, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a minha melhora e minha restauração”, disse Alessandro, em depoimento gravado para a equipe do HRR após a alta.
PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE
Apesar da pandemia, que levou à redução dos procedimento s eletivos, o HRR realizou um número expressivo de atendimentos. Nesses três anos, foram feitas 8.330 internações, 26 mil atendimentos ambulatoriais, 9.200 atendimentos de urgência, 36 mil exames de imagem e quase 357 mil exames laboratoriais. Das 5.500 cirurgias, mais de 3 mil foram de alta complexidade nas especialidades de neurocirurgia (343), ortopedia (272) e cardiovascular (439).
Serviço antes inexistente na região, o setor de Hemodinâmica do HRR já contabiliza mais de 1.400 cateterismos e 630 angioplastias – procedimentos realizados para diagnosticar e tratar doenças cardíacas. Mais de 220 pacientes passaram pela cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida como “ponte de safena”, realizada para tratar obstruções graves nas artérias do coração.
Procedimento que o morador de Cajati, Carlos Vieira Sobrinho, 64 anos, realizou com sucesso no HRR no último dia 19 de agosto. “Eu enfartei e fui encaminhado para o Hospital Regional de Registro, onde fiquei três dias internado. Aguardei a cirurgia de ponte de safena e dou graças a Deus por esse serviço aqui na região. Imagina eu ter que ir até São Paulo para fazer a cirurgia, o gasto e o sofrimento da viagem”, comenta Carlos. “Ninguém quer ficar em hospital, mas fiquei maravilhado com o atendimento. A equipe está de parabéns, fui muito bem atendido”.
Para o diretor executivo do HRR, Renato Gomes, é uma satisfação poder oferecer procedimentos antes inéditos na região, contribuindo para salvar vidas. “Seguimos os princípios do ISG, de levar assistência de qualidade à população que depende da saúde pública, tendo a humanização e a qualificação dos nossos profissionais como diferencial”.
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