Tags

HRR participa de estudo clínico para avaliar estratégia de tratamento contra a Covid-19

27 de agosto de 2020

Por Mônica Bockor 

O Hospital Regional de Registro (HRR) é a mais nova Unidade ISG a participar da coalizão formada por cerca de 60 hospitais públicos e particulares do País, que estão desenvolvendo o protocolo de estudo em pacientes ambulatoriais com infecção provável ou comprovada pelo SARS- COV 2 (Covid-19). Outras unidades geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes também fazem parte dessa força-tarefa para auxiliar na descoberta das melhores estratégias de tratamento para o novo Coronavírus. O estudo faz parte do projeto Brasil Coalizão V, desenvolvido pelos principais hospitais do país, entre eles o HCor, o Sírio Libanês e Albert Einstein.  

Fundado há 20 anos com os pilares ensino, pesquisa e assistência, o ISG retoma a vocação institucional em promover pesquisa aplicada ao aderir ao Coalizão V. Na quarta-feira, 26/08, o médico Dr. Germano Emílio Conceição Souza e a bióloga e cientista Dra. Barbara Fialho estiveram no HRR para apresentar o projeto. O estudo clínico randomizado, pragmático, duplo-cego e controlado por placebo vai avaliar medicamento para prevenção de hospitalização e complicações respiratórias em pacientes ambulatoriais com diagnóstico confirmado ou provável de Covid-19.

O professor Dr. Germano é cardiologista, intensivista, doutor pelo InCor – FMUSP e investigador principal do estudo clínico. A Dra. Barbara Fialho é bióloga, especialista em saúde pública e pesquisa clínica pelo HC-FMUSP, mestre e doutora em medicina internacional e coordenadora científica do ISG. Ambos possuem uma longa jornada em pesquisa clínica nos mais renomados centros de estudos nacionais e internacionais.

Coordenadores médicos e multidisciplinares do HRR participaram do treinamento teórico e prático do Protocolo de Estudo, que será desenvolvido no hospital com parceria e anuência da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O diretor executivo do HRR, Renato Gomes do Espírito Santo, e a diretora técnica, Dra. Manuella Amaral Faria, falaram da importância de participar do projeto de pesquisa para agregar conhecimento às equipes e aprimorar o atendimento aos pacientes. “Temos implantado nos setores o projeto de melhoria contínua e trabalhado a gestão junto às lideranças do hospital e à enfermagem. Para a equipe ISG/HRR será uma oportunidade única participar de projeto tão importante para a medicina e o País”, destacou Renato Gomes.

“As áreas estão integradas. Não conseguimos fazer assistência sem fazer gestão, pesquisa e bioética”, afirmou Dr. Germano. “A prática da pesquisa clínica vem para agregar valor. Vamos começar com a Covid, mas temos potencial para abrir portas a outros projetos institucionais visando melhorar a assistência com novas tecnologias”, acrescentou Barbara Fialho.

No treinamento, eles abordaram com detalhes como está sendo conduzido o estudo clínico, os critérios de inclusão e exclusão de pacientes na pesquisa, como aplicar o Termo Livre e Esclarecido de forma efetiva e como funciona todo o sistema de dados. Como o HRR é uma Unidade regulada, a ideia é aplicar a pesquisa no Ambulatório do Colaborador. “O estudo é voltado somente a pacientes ambulatoriais confirmados ou suspeitos para Covid-19, que apresentem febre e tenham pelo menos um fator de risco. Lembrando que a participação é voluntária e não obrigatória”, explicou Dr. Germano.

Ao fim do treinamento, foi realizada visita técnica ao Ambulatório do Colaborador, com definição do fluxo do paciente potencial ao estudo, e à Farmácia do HRR, com breve introdução aos cuidados do armazenamento e descarte do medicamento.

  

 

 

 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito