Médicos do HRR participam de Curso de Imersão em Terapia Intensiva Neurológica

1 de dezembro de 2021
Por Mônica Bockor
O treinamento foi realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira nos dias 27 e 28 de novembro
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) realizou o terceiro curso para os médicos do Hospital Regional de Registro (HRR), desta vez voltado para a neurologia. Promovido no final de semana dos dias 27 e 28/11, o curso de Imersão em Terapia Intensiva Neurológica (CITIN) foi ministrado pelos médicos especialistas da AMIB, Dra. Rosa Goldstein Alheira Rocha e Dr. Antonio Eiras Falcão.
A programação abordou a fisiologia e metabolismo cerebral, monitoração geral do paciente neurológico grave, Monitoração Multimodal neurológica intensiva, Hipertensão intracraniana, Sedação, Analgesia e Delirium, Abordagem do paciente em coma, Hemorragia intraparenquimatosa, Acidente vascular encefálico isquêmico, Hemorragia subaracnóide, Trauma cranioencefálico, Pós-operatório em Neurocirurgia, Morte encefálica e Doença Neuromuscular.
“O CITIN é o terceiro curso que a AMIB realiza para os médicos do Hospital Regional de Registro, encerrando o compromisso com a equipe, a assistência e com o paciente em primeiro lugar, de melhoria e atualização do conhecimento em medicina intensiva”, explica a Dra. Rosa Goldstein. Segundo ela, trata-se de um curso essencial porque tem o foco no paciente neurocrítico. “O CITIN aborda e aprofunda as doenças cerebrovasculares, acidente vascular isquêmico, acidente vascular hemorrágico, os traumas crânioencefálicos. Costumamos dizer que os colegas médicos saem do CITIN com outro olhar sobre a medicina intensiva neurológica”.
A médica plantonista da UTI do HRR, Dra. Silmara dos Santos Galvão Dutra, aprovou o conteúdo. “O curso foi muito bom, professores excelentes, abordagem importantes e práticas para a boa conduta médica. Curso importantíssimo para capacitação profissional do médico que trabalha com doente grave”, avalia.
Dr. Tiago Lopes Ceschini, que também atua na UTI/HRR, considerou o curso fundamental para somar conhecimento para os médicos da instituição. “Vale salientar a participação do Dr. Antonio Falcão e da Dra. Rosa, que tornaram o curso dinâmico e didático”, elogiou o médico.
Além do CITIN, a AMIB também promoveu no HRR os cursos “FCCS” – que visa preparar melhor os médicos intensivistas e não intensivistas para o atendimento do paciente gravemente enfermo nas primeiras 24 horas, e o VENUTI, sobre ventilação mecânica em UTI.
Compartilhar