Tags

Palestra destaca os cuidados com materiais perfurocortantes

18 de abril de 2019

“Fechem os olhos e pensem em quem ficou em casa esperando por vocês. O marido, a esposa, os pais, os filhos. Agora imaginem-se pegando uma agulha para fazer um procedimento”. Assim o técnico em segurança do trabalho do HRR, Charton Valentim Gomes, iniciou sua palestra sobre Cuidados com Perfurocortantes, na sexta-feira, 12/04, no auditório do hospital.
Promovida pela Comissão Multidisciplinar de Educação Permanente (CMEP) do HRR, a palestra teve como objetivo alertar e orientar os profissionais para a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes, como seringas e escalpes. “Antes de fazer um trabalho com pressa ou sem a atenção necessária, pensem nas pessoas que estão esperando por vocês em casa ao final do expediente. Um segundo de descuido pode causar um acidente grave”, refletiu o técnico de segurança.
Em sua palestra, Charton falou sobre as principais causas e fatores envolvidos nos acidentes de trabalho, os tipos de acidentes mais comuns e as formas de prevenção. No caso das ocorrências envolvendo perfurocortantes e materiais biológicos com possível contaminação do trabalhador, o técnico destacou as medidas de segurança, o descarte correto dos materiais e as condutas que devem ser tomadas após o acidente com material biológico.
O objetivo da Comissão é adaptar a palestra para que o assunto seja abordado também in loco com os colaboradores do HRR.
 
O que são perfurocortantes? 
Bisturis, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lancetas, lâminas e outros semelhantes provenientes dos serviços de saúde.
 
Principais cuidados
Manter máxima atenção durante a realização de procedimentos;
Nunca reencapar agulhas. De cada 10 acidentes, 3 ocorrem por este motivo.
Não desconectar as agulhas das seringas;
Nunca utilizar os dedos como anteparo durante procedimento com perfurocortante;
Não quebrar ou entortar as agulhas;
Não deixar agulhas nas camas ou berços dos pacientes;
Não usar agulhas para pregar cartazes nos murais;
Utilizar luvas de procedimentos para punção venosa e coleta de sangue;
Não jogar perfurocortantes no lixo comum;
Descarte todo material perfurocortante, contaminado ou não, nos coletores rígidos de descarte.
Obedeça o limite da capacidade e nunca deixe o coletor encher além de 2/3 do recipiente.
No próximo dia 26 de abril (sexta-feira), a Comissão Multidisciplinar de Educação Permanente do HRR promoverá palestra sobre “Atualização em Influenza H1N1”. O tema será abordado pelo médico infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Dr. Arnaldo D’Amore Zardo, a partir das 10 horas, no auditório do HRR. Ele falará sobre o protocolo de diagnóstico e tratamento da gripe H1N1, visando preparar os profissionais para identificar com agilidade os sintomas da doença e ministrar o tratamento correto. Haverá certificado para os participantes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito