Tags

SIPAT ressalta importância do bem estar e da saúde mental dos trabalhadores

5 de dezembro de 2022

Por Mônica Bockor

Atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho atingiram mais de 560 participantes nos cinco dias

Realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do HRR contou com uma série de atividades visando conscientizar os colaboradores sobre a importância do bem estar e da saúde mental para evitar os acidentes no ambiente de trabalho. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o tema escolhido para este ano foi “Nosso gol é pela Segurança”. Nos cinco dias de programação, mais de 560 participantes foram envolvidos nas ações.
No primeiro dia, a ação Movimente-se colocou os colaboradores para exercitar o corpo com apoio da instrutora da Academia Cross Experience Nosso Teto, Sarah Alves. No auditório, após a abertura oficial da SIPAT, a supervisora de Gestão de Gente, Adriana Rocha, abordou o tema “Inteligência Emocional no Trabalho”, uma das competências mais valorizadas no mercado atual. Após uma dinâmica com os participantes, Adriana falou sobre a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e controlar o estresse e a ansiedade na rotina de trabalho.
Na oficina de ginástica laboral ministrada pela fisioterapeuta do HRR, Thaís Camila, os colaboradores aprenderam exercícios básicos que ajudam a melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo. A ginástica laboral baseia-se em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal e reeducação postural, que contribuem para melhorar a força e o tônus muscular, aumentar a flexibilidade e fortalecer ossos e articulações.
Já o médico do Trabalho, Dr. Ricardo Rockenbach, abordou os princípios da saúde do trabalhador, destacando a importância de manter o equilíbrio da saúde física e mental. Ele também falou sobre os malefícios do alcoolismo e do tabagismo. E a engenheira do Trabalho do HRR, Mariana de Lima Oliveira Gonçalves, ministrou palestra sobre Ergonomia e como a postura e a posição dos móveis e equipamentos de trabalho podem influenciar no surgimento de lesões e doenças ocupacionais.
A programação da SIPAT contou ainda com uma série de atividades no entreblocos, como jogos de roleta, passa ou repassa, chute a gol e caça palavras, além de treinamento sobre higienização das mãos. Quem participou das ações teve direito a sorteio de diversos prêmios angariados pelo cipeiros do HRR.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito