Tags

TO e fono implantam método de comunicação alternativa

11 de junho de 2021

Por Mônica Bockor

Em mais um trabalho conjunto, os setores de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do HRR implantaram um novo método de comunicação alternativa, com o objetivo de melhorar a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde. Nos dias 27 e 28 de maio, as equipes das UTIs Adulto, Pediátrica e Covid passaram por treinamento para aplicar a comunicação alternativa.
O treinamento abordou também o prontuário afetivo, implantado nas UTIs e enfermarias Covid e pediátrica, com apresentação e orientações sobre o uso das ferramentas nos setores. A comunicação alternativa tem como objetivo reduzir a frustração dos pacientes que não conseguem se comunicar verbalmente com a equipe multidisciplinar, facilitando o atendimento de suas necessidades básicas e desejos. Uma forma também de humanizar o atendimento, já que o paciente sente-se valorizado e acolhido.
Após a implantação, os setores de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional receberam como devolutiva relatos de experiências positivas na utilização das estratégias para os cuidados da rotina hospitalar.
O Dr. Roberto Fernandes da Silva, bucomaxilo do HRR, foi o primeiro a utilizar o método de comunicação alternativa e aprovou a iniciativa. “Utilizamos com um paciente da UTI, polimatrauma, com várias fraturas nos ossos da face e traqueostomizado, com muita dificuldade de se comunicar. Foi uma experiência muito satisfatória, pois o método visual ajuda o paciente a demonstrar de forma prática como está se sentindo, contribuindo com a evolução médica”, relata Dr. Roberto.
As chamadas pranchas hospitalares contêm letras, números, figuras e palavras chaves como silêncio, comer, beber, frio, calor, bem, mal, chamar médico, além de um desenho do corpo humano com escala de dor.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito