Tags

Metodologia Ativa é tema de palestra para as unidades ISG

7 de abril de 2022

Por Danyelle Fuad

O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) cada vez mais vem inovando na busca do conhecimento dos colaboradores. No dia 01/04, promoveu a palestra “Metodologia Ativa: O diferencial no ensino da saúde”, com a Dra. Jocelene Batista Pereira, médica, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva (Unicamp), especialista em Gestão Hospitalar (Unicamp) e Docência no Ensino Superior (PUC-RS), online, para as equipes multiprofissionais das unidades geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), com o objetivo de integrar o conhecimento dos colaboradores. “Implantamos a metodologia em fevereiro de 2021 no hospital, para ajudar na construção do conhecimento entre as equipes, unindo teoria e prática, e incentivando o profissional na busca do conhecimento”, declarou o enfermeiro Abner Aguiar, coordenador da Educação Continuada.

Segundo a médica, as Metodologias Ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida, usando a criatividade entre teoria e tecnologia para provocar a inspiração e as diferentes formas de aprender, como exibição de filmes, vídeos, obras de arte, poesias e tudo que puder ajudar na compreensão com conhecimento.

“A Educação Permanente considera a experiência pessoal das pessoas. O nosso trabalho é fazer com que o colaborador tenha a dimensão de que ele vai melhorando com o tempo e que a experiência vai contar nesse processo. As metodologias são importantes, mas não podem ser ‘camisas de força’”, explicou.

Kátia Magalhães, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), gerido pelo ISG em Niterói-RJ, elogiou a iniciativa. “Adorei a palestra e vejo que estamos no caminho certo da educação. Espero que a gente tenha mais momentos assim”.  O enfermeiro Leonardo Machado, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), explicou a necessidade de estimular cada vez mais a participação dos colaboradores nos treinamentos. “O ensino da rotina de trabalho, voltado para a melhoria dos nossos processos são o foco da Educação Permanente aqui no HDT e vem dando resultado”, disse.

A palestra foi conduzida pela Superintendente Hospitalar, Aline Oliveira, pela Diretora de Apoio à Assistência, Sylvia Diegues, e pela equipe da Educação Continuada, formada pelos enfermeiros Abner Aguiar, coordenador do setor, e Wanessa Araújo.

Com o objetivo de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizado, a Metodologia Ativa é uma técnica moderna de ensino construtivista para aprimorar a educação. Nessa linha de ensino, serão implantados o Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes e o Problem Based Learning (PBL), que significa ‘aprendizagem baseada em problemas’. O TBL é uma metodologia ativa com abordagem colaborativa, que se utiliza de uma estratégia de ensino focada no estudante, promovendo a autonomia e proatividade. Já o PBL aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que responda a uma pergunta complexa, um problema ou desafio.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte