Tags

Raciocínio clínico reforça eficiência do atendimento de enfermagem no HRSJC

17 de junho de 2021

Por Danyelle Fuad

 

A partir do mês de maio, foi implantado para os enfermeiros do Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) o Programa de Desenvolvimento do Raciocínio Clínico, com o objetivo de estimular o estudo e o aprimoramento do conhecimento acerca de patologias de pacientes internados, através de discussões de casos, análise dos registros de prontuário e da sistematização da assistência de enfermagem. Os encontros acontecem uma vez por semana e podem ser presenciais ou virtuais.

O raciocínio clínico é o processo usado por profissionais da área de saúde para orientar, planejar e conduzir da melhor maneira possível o tratamento do paciente, ou seja, é a chamada “tomada de decisão”.

O programa acontece com estudos de casos em dupla ou individuais, por blocos assistenciais, com um cronograma pré-definido pelo Serviço de Educação Continuada, pela a Gerência Operacional e Diretoria de Apoio à Assistência. “O programa nos permitiu observar diversas oportunidades de melhoria da assistência, que trarão maior autonomia e empoderamento do enfermeiro diante das situações diárias. Em apenas um mês, já melhoramos o planejamento da assistência, com intervenções mais focadas no cuidado individualizado”, explicou Juliana Franco, Gerente Operacional. Segundo Franco, a metodologia mostrou-se eficaz para o desenvolvimento do pensamento crítico, e hoje a equipe já demonstra maior domínio da aplicabilidade do processo de enfermagem.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito