Tags

Janeiro Branco: por mentes cada vez mais saudáveis!

18 de janeiro de 2021

Por Olenka Lasevitch

 
Unidades ISG lembram a importância de cuidar da saúde mental

Janeiro Branco é uma campanha que vem sendo desenvolvida por psicólogos brasileiros desde o ano de 2014 com o objetivo de chamar a atenção para a saúde mental. Janeiro foi escolhido para celebrar o tema por ser o mês em que as pessoas geralmente estipulam as suas metas para o ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, o equivalente a quase 6% da população, atrás apenas dos Estados Unidos.
No último ano, especialmente, a saúde mental foi ainda mais afetada devido à pandemia do novo coronavírus, tanto para os profissionais que atuam na saúde quanto para a população em geral, cujo sofrimento psíquico foi acentuado devido ao isolamento decretado e aos altos índices de contaminação e óbitos. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, cerca de um terço da população exposta a uma epidemia pode sofrer alguma manifestação psicopatológica como estresse, ansiedade e depressão, além de distúrbios do sono e agravamento de transtornos preexistentes.
Segundo a Responsável Técnica pelo setor de Psicologia do Hospital Estadual Azevedo Lima (RJ), Ediléa Oliveira, é importante que as pessoas deem atenção às manifestações relacionadas ao estresse e à depressão e invistam em sua saúde mental. ‘A mente humana costuma trabalhar fechando ciclos, mas nesse processo que estamos vivendo por causa da pandemia a gente não consegue fechar ainda. Para minimizar o estresse e a ansiedade, é importante que as pessoas busquem informações sobre a pandemia, vacina etc., por meio de fontes seguras. É importante, sobretudo, focar nas ênfases biopsicosocioespiritual, que são o equilíbrio do corpo, a boa alimentação, o exercício físico, a meditação, a leitura, ou seja, fazer coisas que agradem ao seu interior. Muito importante nesse momento a espiritualidade, não religião, mas focar no que a pessoa crê, e tentar, mesmo em isolamento, manter uma forma de contato familiar’.
Para homenagear o Janeiro Branco, as unidades ISG desenvolveram atividades que incluíram a divulgação de cartazes e mensagens periódicas nos quadros de avisos e grupos de whatsapp, iluminação das fachadas e recepções com luz branca, uso de vestimenta branca também para colaboradores das áreas administrativas, desenvolvimento de oficinas de bem estar focadas em ansiedade e depressão, dinâmicas nos setores, apresentações musicais e rodas de conversas sobre a importância da saúde mental e técnicas de relaxamento. A todo momento as equipes foram incentivadas a fazer reflexões e buscar ajuda sempre que necessário no que diz respeito às questões da saúde mental.
No Ambulatório Médico de Especialidades de Pariquera-Açu (SP) foram desenvolvidas apresentações de pequenos diálogos sobre os temas relacionados à saúde mental nas salas de espera e no Azevedo Lima (RJ), móbiles com emojis representando as emoções diversas foram montados no hall de entrada. No Hospital Regional do Litoral Norte (SP), a equipe da Psicologia organizou uma reflexão com o uso de espelhos para que as pessoas pudessem mentalizar os sentimentos e emoções quando olham para si mesmas e buscar compreensão e empatia quando olham para o outro.  Em Itanhém, o coral do Hospital Regional Jorge Rossmann organizou apresentações para os colaboradores com apoio da equipe de psicologia que, ao final de cada apresentação, deixou mensagens sobre o motivo da campanha, orientando o colaborador à busca de apoio caso tenha necessidade.
  • No AME de Pariquera- Açu equipes de psicólogos apresentam pequenos diálogos sobre saúde mental para pacientes nas salas de espera

  • Fachada do Hospital de Doenças Tropicais, em Goiás, iluminada de branco em homenagem à data

  • Coral do Hospital Regional de Itanhaém, que fará apresentações itinerantes para os colaboradores

  • No Hospital Regional do Litoral Norte, colaboradores se reúnem com equipe da Psicologia para reflexões sobre a saúde mental

  • Exemplo de publicação divulgada nos quadros murais das unidades ISG

  • Emoji similar aos que serão utilizados nos móbiles do Azevedo Lima (RJ), simulando as emoções humanas

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito