Tags

Live sobre diabetes aborda a importância da educação em saúde

18 de novembro de 2020

Por Verônica Richardelli

Nesta segunda-feira (16), o diretor-presidente do Instituto Sócrates Guanaes, Dr. André Guanaes, foi o convidado da página Elo&Bete no Instagram para um bate-papo com Maria Eloisa Malieri sobre ‘Educação em diabetes’, assunto em pauta neste mês de novembro, dedicado ao tema. A live abordou ainda a importância de uma boa gestão em saúde e reforçou a necessidade da educação não só para profissionais da área, mas para a população como um todo. O evento pode ser conferido aqui: https://www.instagram.com/tv/CHquu-ZHZdI/?igshid=cgt2ms0uyfzpjavascript:nicTemp();

Segundo Dr. Guanaes, o tema ‘educação em saúde’ abre espaço para muitos outros debates: “Não existe saúde sem educação. É uma atividade complexa e de custo elevado. O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é algo para a gente se orgulhar, apesar dos problemas existentes e da necessidade de aprimoramento. Embora se valha de conceitos socialmente justos, a proposta de oferecer universalidade, equidade e igualdade é muito ambiciosa para um país de dimensões continentais. É muito difícil oferecer tudo para todos e com qualidade. Esse é um grande desafio a ser repensado. São metas muito elevadas e altruístas. Somente por meio da educação, com uma boa gestão, podemos ser mais eficientes, fazer cada vez mas com menos e superar os desafios da saúde no pais”.

Eloisa e Dr. Guanaes também conversaram sobre a importância de o paciente saber gerir sua condição e buscar se informar. Com diabetes tipo 1 desde os 11 anos de idade, Eloisa percebeu desde cedo o estigma da doença. “As pessoas resistem em falar de diabetes e não querem saber da sua complexidade. Essa resistência faz com que a gente não perceba a importância da prevenção. É muito fácil nós, pacientes, transferirmos toda a responsabilidade para o profissional de saúde quando na verdade precisa haver uma conexão entre os dois. Quando o paciente se empodera da sua condição e aprende a lidar com a sua doença, as chances de sucesso no seu tratamento são maiores”, pondera Eloisa. Para Dr. Guanaes, o investimento na educação deve começar desde a infância, nas escolas, no curso fundamental. “É neste momento que os programas educacionais causam o maior impacto na saúde da comunidade. Por exemplo, o paciente diabético: é aquele bem informado, bem tratado, que terá condições de ter sua doença controlada e não ter complicações. A educação é a grande mola propulsora para uma saúde mais digna e eficiente para a população”.

A comunidade de diabéticos hoje conta com aproximadamente 20 milhões de pessoas, só no Brasil. O projeto Elo&Bete nasceu em 2018 para levar a este público informações que podem ajudar a mudar a percepção sobre o controle da sua saúde. Tem como diferencial a iniciativa por parte da advogada Elo e sua vivência como paciente diabética. As lives acontecem aqui: https://www.instagram.com/eloebete/ 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito