Solidariedade e informação marcam o Outubro Rosa nas unidades ISG
20 de outubro de 2021
Por Olenka Lasevitch
Em homenagem ao Outubro Rosa, movimento motivador de campanhas voltadas para alertar sobre a importância da prevenção e do cuidado à saúde da mulher, sobretudo à conscientização pela detecção precoce do câncer de mama, as unidades assistenciais e escritórios do ISG estão promovendo ações ao longo de todo o mês.
Rodas de conversas com pacientes e acompanhantes, palestras para colaboradores, relatos de experiências, ornamentação dos espaços, banners e cartazes informativos, iluminação das fachadas em rosa, equipes utilizando vestimentas em apoio à causa, cursos de automaquiagem e quiz sobre o tema são algumas das atividades.
No Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba (SP), a data tem um motivo ainda mais especial, pois a unidade inaugurou recentemente o setor de oncologia e pôde celebrar a data junto com os pacientes, com ambiente decorado e café da manhã. A paciente Elisabete Torii, de 67 anos, elogiou a iniciativa. “Encontrar essa recepção foi muito legal, acho importante o hospital lembrar dessas campanhas e também oferecer esse acolhimento”.
Entre outras ações, o Hospital Regional de São José dos Campos abriu as portas para alunos de enfermagem da faculdade Anhanguera fazerem a Blitz do Câncer de Mama orientando os colaboradores sobre a importância da prevenção e no Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos haverá arrecadação de lenços para serem doados a entidades que realizam o tratamento de câncer de mama e incentivo à doação de cabelo para confecção de perucas.
“É muito emocionante poder de alguma maneira proporcionar um momento de cuidado e bem-estar para os pacientes e lembrar a campanha do Outubro Rosa com carinho e conscientização é o que faz do nosso Hospital uma unidade diferenciada”, comentou a Diretora Técnica do HRLN, Dra. Fernanda Dalprat.
Dados e estatísticas:
- O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e no Brasil, após o câncer de pele não melanoma
- Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.3 mil casos novos da doença no Brasil. Em 2020, 2,3 milhões de novos casos surgiram em todo o mundo
- O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras.
Sintomas:
- Nódulo, geralmente indolor, duro e irregular
- Edema cutâneo semelhante à casca de laranja
- Retração cutânea
- Dor
- Inversão do mamilo
- Secreção
Causas:
- Não existe uma única causa, mas uma soma de fatores de risco. O primeiro deles é a idade, já que a maioria dos casos acontece depois dos 50 anos
- Ter um ou mais fatores de risco não significa que a mulher irá desenvolver a doença.
- Fatores genéticos representam de 5% a 10% dos casos
Como Prevenir o Câncer de Mama?
- Autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas
- Praticar exercícios físicos
- Alimentar-se de forma saudável
- Manter o peso corporal adequado
- Não fumar
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso
Hábitos saudáveis ajudam a reduzir os fatores de risco para o câncer de mama em até 28%.
Fonte: INCA
Compartilhar