Tags

AME Pariquera-Açu realiza ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

23 de março de 2022

Oficializada pelas Nações Unidas como o dia internacional da mulher, a data de 8 de março trata-se de uma data política que visa recordar a luta das mulheres para adquirir direitos e condições equiparadas aos homens. Em muitos lugares do mundo esses direitos ainda são vetados às mulheres. Portanto, a data além de relembrar conquistas, também serve para conscientizar que existe um caminho longo a ser percorrido para que a igualdade de gênero realmente seja concretizada.

Para celebrar o dia e dar voz às mulheres, a Gestão de Pessoas do AME de Pariquera-Açu promoveu ações para suas colaboradoras e para as usuárias do ambulatório. Durante os dias 8, 9, 10 e 11 de março, as colaboradoras puderam assistir palestras que dissertavam sobre o mundo feminino. A fisioterapeuta Jaqueline França iniciou com a palestra intitulada “disposição e bem estar” e abordou temas como fortalecimento do assoalho pélvico na fisioterapia, sua importância e como conseguir realizar sessões pelo SUS. A psicóloga Gabriele Fernandes foi a segunda convidada e mencionou o tema “Violência, ela pode ir muito além”, abordando os tipos de violências que as mulheres sofrem no ambiente doméstico, como identifica-las e como ajudar mulheres que se encontrem nessa situação. A enfermeira Leticia Ávila deu continuidade as palestras com o tema “cá entre nós” e discursou sobre o funcionamento do sistema reprodutor feminino. Para encerrar, a diretora de vendas de cosméticos Gabi Almeida ofereceu cuidados para a pele das colaboradoras e uma aula sobre automaquiagem, a oficina foi intitulada de “sua beleza é incomparável”.

O ambulatório constou ainda com muita decoração para celebrar o dia, um painel decorativo trouxe um espelho e frases de incentivo e empoderamento e a recepção foi decorada com fotos das colaboradoras e bexigas em rosa e dourado.

Além disso, no dia 19 de março, o público feminino teve atendimento exclusivo. Durante todo o sábado foram realizadas 40 consultas de cardiologia, 42 consultas de urologia, 38 consultas de mastologia e 82 ultrassonografias de mama no SEDII para mulheres de todo o Vale do Ribeira.

Vale ressaltar que o mês de março também possui a campanha “março lilás” que visa conscientizar sobre a importância de realizar a prevenção do câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte entre mulheres no Brasil. Portanto, ações como as do AME estão sendo desenvolvidas em todo o país e vale a pena se informar quais estão mais próximas para aproveitar e cuidar da saúde da mulher.

Texto elaborado pela Enfermeira – Mariana Sales Matera.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito