Tags

AME Pariquera-Açu utiliza teatro e painel interativo para conscientizar sobre o Setembro Amarelo

25 de setembro de 2021

Por Carina C. Rodrigues

Engajado na campanha Setembro Amarelo, o AME de Pariquera-Açu promoveu atividades para conscientizar os colaboradores e pacientes sobre a importância da prevenção ao suicídio. No dia 20 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde, foi realizada a apresentação do teatro “Maria Estrela: Não deixe o brilho se apagar”, criada pela psicóloga da Unidade, Carina C. Rodrigues, por sugestão da coordenadora assistencial Katya Prette.
A peça conta a história de uma profissional de saúde que cuidava de todos, menos de si. Sobrecarregada pelo excesso de trabalho e por questões de saúde mental, como ansiedade e depressão, ela toma uma decisão que pode ser fatal para sua vida, porém o desfecho consegue ser positivo a partir do momento que aceita ajuda profissional especializada, como os serviços de psicologia e psiquiatria. O elenco da peça foi formado pelos colaboradores da própria Unidade, como a psicóloga Carina, que foi a narradora, a auxiliar administrativa de RH, Ester Maria da Silva – a personagem principal, e o técnico de enfermagem Wilson Filho, que tocou violão e cantou. O cenário foi construído com a ajuda da também colaboradora Jusley Alves.
O objetivo foi reforçar a seriedade sobre o cuidado com a saúde mental e fazer um alerta sobre a importância de pedir ajuda quando não se está bem psicologicamente. “É fundamental recorrer aos entes queridos e ao auxílio profissional, pois segundo a Organização Mundial da Saúde o suicídio pode ser prevenido em cerca de 90% dos casos quando há tratamento psicológico e psiquiátrico”, destaca a psicóloga Carina.
Colaboradores e pacientes que aguardavam por exames e consultas se emocionaram com a apresentação.

Painel
Além do teatro, a Campanha Setembro Amarelo do AME Pariquera-Açu também contou com um painel interativo produzido pela psicóloga Carina Costa Rodrigues. O painel expôs informações sobre a origem do Setembro Amarelo, os principais dados e informações sobre os casos de tentativa e suicídio no Brasil e no mundo, reforço sobre a relação entre a saúde mental e suicídio, e os caminhos para se encontrar ajuda. Além disso, também foi criado um espaço no qual os colaboradores podiam interagir escrevendo seus principais motivos para viver e se amar.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito