Tags

Eles dão o melhor de si

8 de abril de 2020

Por Olenka Lasevitch
Combate ao coronavírus: Os Retratos do Front
A pandemia do coronavírus é extremamente democrática. Atinge pessoas de todas as classes sociais, profissões e de todos os lugares. O papel dos nossos profissionais tem sido fundamental. Eles se arriscam para cuidar da família, dos colegas de trabalho e, sobretudo, de pessoas que nem conhecem, mas que, mais do que tudo na vida, neste momento precisam dos seus cuidados….
“Meu trabalho é muito importante para salvar vidas. Fazemos de tudo para dar o melhor para todos os pacientes, para não contaminarmos os mesmos e nem a nós. Vamos no dia a dia vencer essa guerra e retomar a saúde de todos que forem prejudicados”, garante o enfermeiro do setor de Emergência do Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, Luiz Teixeira.
Na contribuição para que essa crise seja logo controlada, devemos todos agir juntos para diminuir a propagação do vírus, conforme nos conta Christian de Aguiar Quimenes, da equipe de higiene e limpeza do Ambulatório Médico de Especialidades de  Pariquera-Açu, em São Paulo. “Sabendo do momento em que estamos enfrentando e da importância de cada um, visamos sempre a higienização e descontaminação de cada setor. Tomamos as precauções necessárias para cada atividade, tendo em vista que todos estamos no mesmo time lutando contra uma ameaça real, que precisa ser vencida com a colaboração de todos”. 
Embora a situação tenha sido classificada como uma pandemia, nós podemos controlá-la, sobretudo cuidando uns dos outros, pois ninguém pode fazer tudo ou nada sozinho. “Como psicólogo, creio firmemente que neste momento de crise mundial da saúde física faz-se necessário manter a calma para não entrar em pânico e cuidarmos de nossa saúde mental. Quando a vida nos coloca esse tipo de situação, fragilizamos, e então emerge o que há de melhor e pior em nós. Se soubermos passar por essa situação crítica com serenidade, atitude positiva e resiliência sairemos muito melhor do que entramos”, explica Leandro Alves, coordenador do setor Psicossocial do Hospital Regional de São José dos Campos, em São Paulo.
Parabéns, equipes ISG. Vocês são fundamentais no apoio à sociedade neste momento de medos, dúvidas e incertezas! Sigamos em frente!
Luiz Teixeira, do HDT, acredita que no dia a dia nós vamos vencer essa guerra
Para Christian Aguiar, de Pariquera-Açu, devemos todos agir juntos para diminuir a propagação do vírus
Se soubermos passar por essa situação com atitude positiva e resiliência sairemos muito melhor do que entramos, explica Leandro Alves, do Hospital Regional de São José dos Campos

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito