Tags

Médicos da família têm capacitação em doenças respiratórias no AME de Pariquera-Açu

13 de junho de 2022

Os pacientes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Pariquera-Açu contam agora com uma equipe de médicos que atuam na saúde da família ainda mais preparados para o atendimento de casos rotineiros de pneumologia, incluindo doenças como asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e efisema. A equipe recebeu da direção do AME uma capacitação especial durante três dias com a participação de profissionais de saúde de diversos municípios do Vale do Ribeira.

Durante a capacitação, que teve à frente a especialista Drª Maria Inês Rosa, foram discutidas definições e fisiopatologias das doenças, bem como sinais e sintomas, processos de diagnósticos, intervenções não farmacológicas, tratamentos, distribuições de casos por localidade, custos e taxas de morbidade e mortalidade em todo o estado de São Paulo.

A capacitação, também conhecida como projeto de matriciamento, é uma estratégia que visa à ampliação da oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas. Para a enfermeira responsável pelo projeto, Maibi Marques, trata-se de um modelo de produção de saúde e melhoria de indicadores por meio da construção compartilhada das necessidades individuais de cada região. No caso de Pariquera, o evento de pneumologia teve como objetivo dar suporte técnico e pedagógico aos municípios que estão sob abrangência do AME Pariquera-Açu, no sentido de orientar as equipes de saúde da família, compartilhando as novas estratégias adotadas em saúde.

Ao final do processo, uma roda de conversa entre os participantes permitiu debate, diálogo, troca de ideias e compartilhamento de experiências sobre o tema.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte