Tags

Outubro Rosa: Ações promovem conscientização e prevenção no AME de Pariquera-Açu

29 de outubro de 2021

Para fomentar a empatia e ajudar a reforçar a importância da prevenção, os colaboradores escreveram cartas para pacientes em diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Muita emoção e conscientização tomaram conta dos colaboradores do AME Pariquera-Açu nesse mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Mural informativo, palestras e encenações foram realizadas para incentivar a importância do autocuidado. As equipes também escreveram cartas especiais para pacientes com câncer.
Em parceria com o Departamento de Saúde de Pariquera-Açu, o AME promoveu consultas de enfermagem sobre saúde da mulher. A enfermeira Mariana Sales Matera realizou as consultas, ofertando coleta de papanicolau para análise pelo município, exame clínico das mamas e mamografias, além de orientar sobre as frequências recomendadas pelo Ministério da Saúde para os exames de rastreamento do câncer do colo útero e de mama. Ela também ensinou as colaboradoras a realizar o autoexame das mamas.
A data também foi marcada por um lindo painel didático e interativo para fotos, com diversas borboletas e a frase: “Quem se cuida voa mais longe!”. O painel foi desenvolvido pela psicóloga Carina Costa Rodrigues, com todas as informações importantes sobre a campanha e seus exames preventivos.
Para os usuários do ambulatório, a apresentação foi realizada pela enfermeira e psicóloga nos papéis de super heroínas, utilizando a cor rosa para as fantasias. Elas responderam perguntas de verdadeiro ou falso sobre o câncer de mama, contando com a participação dos usuários que receberam plaquinhas na cor verde e vermelha para interagir com as perguntas. Após as questões, a enfermeira ensinou a realizar o autoexame, fazendo demonstrações com o auxílio de bexigas cor de rosa.
O autoexame pode ser realizado todos os meses por mulheres e homens, que também podem apresentar câncer de mama. O exame é importante para conhecer o próprio corpo e notar qualquer alteração. O diagnóstico precoce do câncer de mama é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando assim as chances de cura e também a qualidade de vida.

Cartas especiais
Com intuito de fomentar a empatia e ajudar a reforçar a importância da prevenção, os colaboradores escreveram cartas para pacientes em diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “Afinal, ainda que não se conheça o remetente, receber cartas com palavras de carinho e de apoio pode fazer bem a qualquer paciente”, destaca a supervisora de Gestão de Pessoas, Franciely Dias da Roza Maximiliano. “Os colaboradores usaram a criatividade para escrever, a próprio punho, as mensagens. E em cada carta foi um pouco de carinho, uma dose de força, uma porção de esperança e uma pitada de fé”.
Mais de 40 cartinhas foram escritas e entregues a pacientes do AME e do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua em Pariquera-Açu.

  • Colaboradores escreveram mais de 40 cartas a pacientes

  • Todos de rosa em apoio à Campanha de prevenção

  • "Super-heroínas" orientaram os usuários

  • Colaboradores receberam orientações

  • Mural informativo

  • AME também ofereceu consultas de enfermagem

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte