Tags

Para o combate ao coronavírus: capacitar, capacitar e capacitar!

9 de abril de 2020

Por Olenka Lasevitch
Desde o início da pandemia do coronavírus foram realizadas dezenas de capacitações nas unidades gerenciadas pelo ISG. O objetivo é zelar pela segurança de todos, permitindo o avanço profissional e pessoal das equipes durante a crise. Em todas as unidades foram criados comitês de contingência de onde são geradas informações e ações com base nos protocolos das secretarias estaduais de saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
Instruções sobre paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPI), higienização e outros cuidados são permanentemente adotados, bem como fóruns para tirar dúvidas e aplacar a angústia e ansiedade das equipes.
No Hospital de Doenças Tropicais e no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade, em Goiânia, foram intensificadas as capacitações das equipes médicas, sobretudo acerca do uso dos EPIs. Equipes do Azevedo Lima, em Niterói, realizaram recentemente uma videoconferência sobre acolhimento e manejo seguro no cuidado, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde, incluído o uso adequado de EPIs e o manejo de resíduos advindos dos cuidados com o paciente.  Estes temas também foram abordados nas recentes capacitações do Ambulatório Médico de Especialidades de Pariquera-Açu e no Hospital Regional de Registro, ambos em São Paulo. Em Pariquera, a questão da etiqueta respiratória, diminuição do contato face a face e aglomeração de pessoas também foi tema de capacitações.
No Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, mais de 300 profissionais participaram de treinamentos realizados na última semana reforçando as orientações. Entre os temas abordados estão o protocolo de suplementação de oxigênio em paciente com suspeita de Covid-19, sequência rápida de intubação, marcadores ventilatórios e equipamentos que não devem ser utilizados em casos de Covid-19, entre outros.
HRR News: Para tirar dúvidas dos colaboradores e contribuir para tornar o ambiente mais descontraído, o Hospital Regional de Registro criou o telejornal HRR News, para o qual a bancada do auditório se transformou em cenário. O evento teve o objetivo de esclarecer as dúvidas dos profissionais sobre as medidas preventivas e formas de transmissão da doença.
Para a médica responsável pela CCIH do Hospital de Itanhaém, Dra. Gláucia Resende, intensificar a rotina de treinamento ajuda a ampliar o comprometimento dos profissionais. “É perceptível como as equipes estão mais tranquilas desde o início dos treinamentos. Cada profissional do hospital tem dado sua contribuição e empenho.”
Profissionais do Azevedo Lima participam de capacitação por videoconferência promovida pela Secretaria de Estado de Saúde
Em Goiânia os profissionais do Ceap-Sol…..
… e do HDT recebem treinamentos nos locais de trabalho
Capacitação sobre atendimento para a equipe de emergência do Hospital de Itanhaém, com a Educação Permanente e Qualidade
Bancada do HRR News no Hospital Regional de Registro

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte