Tags

SCIRAS realiza ação contra a SepseHRR

15 de setembro de 2021

Por Mônica Bockor

Também conhecida como infecção generalizada, a sepse mata cerca de 240 mil pessoas por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). Responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs, atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. Em alusão ao Dia Mundial da Sepse, lembrado no dia 13 de setembro, o Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Regional de Registro (HRR) distribuiu panfletos informativos aos colaboradores.
Entre as causas mais comuns da sepse estão pneumonias, meningites, infecções urinárias e intestinais, lesões na pele e aberturas para introdução de cateteres e sondas, por exemplo. Como não há exames específicos para identificação da sepse, é fundamental a atenção do paciente e da equipe de saúde nas alterações de outros exames laboratoriais e de imagem. Deve-se suspeitar de sepse sempre que houver dois sinais de SRIS (Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica) e/ou uma disfunção orgânica.
“O reconhecimento precoce é fundamental para evitar a sepse e salvar vidas. Por isso entregamos um panfleto com orientações sobre os sinais e sintomas e como garantir tratamento efetivo e adequado, também para chamar a atenção dos colaboradores para a gravidade da sepse”, destaca a enfermeira do SCIRAS, Flávia Amaral.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito