Liga da Humanização promove ação de Páscoa com pacientes da pediatriaHRR

18 de abril de 2022
Além de levar alegria para a garotada, o HRR também contou com apresentação de música na recepção
Por Mônica Bockor
Com ‘orelhas de coelho’ e ‘bigodinhos’ pintados nas máscaras, integrantes da Liga da Humanização do Hospital Regional de Registro (HRR) se reuniram na quinta-feira, 14/04, para levar alegria e descontração aos pacientes da Pediatria. O próprio grupo confeccionou os adereços e brincadeiras para que as crianças pudessem comemorar a Páscoa na Unidade.
Crianças da UTI Pediátrica e da enfermaria cantaram, brincaram de “alimentar o coelho” e ouviram a história da Páscoa cristã, contada com a ajuda de fantoches. Cada um recebeu um pãozinho acompanhado de uma garrafinha de suco de uva (o chocolate não foi liberado pelos médicos). Também ganharam de presente cata-ventos, máscaras de coelhinho e fotos impressas como recordação.
Internado na UTI Pediátrica, o pequeno Enzo, de 4 anos, chegou a esquecer que estava com dor. “Ele estava triste, quietinho. Depois das brincadeiras, passou a dar risada, a conversar com as tias da UTI. Saiu da rotina e até esqueceu da dor. Foi ótimo!”, comemorou a mãe do Enzo, Daniela de França. De riso tímido, o Eryck, de 14 anos, também se divertiu com o pessoal fantasiado de coelho. Para a mãe dele, Cristina Cardoso Oliveira, as ações de humanização são muito importantes, especialmente nessas datas comemorativas. “As crianças ficam esperando, para elas é uma diversão e ajuda a distrair e esquecer que estão em um hospital”.
Além da ação com as crianças realizada durante a tarde, pela manhã o músico Sesary fez apresentação de harpa para os pacientes do ambulatório. A música ecoou pela recepção, deixando o ambiente acolhedor. “A música faz bem para a alma da gente, é muito bom. Eu gostei muito”, revelou Maria Aparecida Santos Dionísio, que acompanhava o marido em uma consulta.
Acostumado a tocar em unidades de saúde, Sesary se apresenta voluntariamente com sua harpa. No HRR, ele tocou por quase duas horas na recepção principal.
A Liga da Humanização
Criada em outubro do ano passado, a Liga da Humanização HRR é formada por colaboradores que integram o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital. A equipe realiza visitas e promove atividades junto aos pacientes e acompanhantes, sempre com o intuito de despertar sorrisos e levar acolhimento e descontração ao ambiente hospitalar. As ações fazem parte da cultura de humanização implantada pelo Instituto Sócrates Guanes nas Unidades que administra.
Compartilhar